DEGUSTAÇÃO DE VINHOS BRASILEIROS NO REINO UNIDO TEM INGRESSOS ESGOTADOS



DEGUSTAÇÃO DE VINHOS BRASILEIROS NO REINO UNIDO TEM INGRESSOS ESGOTADOS

Oito rótulos serão apresentados pelo educador especialista em vinhos Thiago Mendes, na próxima segunda-feira, dia 23, em Londres. Objetivo é despertar interesse do público consumidor 
Os vinhos brasileiros têm despertado interesse de consumidores em diversos países do mundo. Prova disso são os resultados nas exportações, com crescimento de 17,3% em valor em 2017, metas de negócios superadas nas feiras internacionais e também na procura por cursos e workshops. 

Para aproveitar o momento, o projeto setorial Wines of Brasil leva, na próxima segunda-feira, dia 23, ao International House, em Londres (Inglaterra), no Reino Unido, a primeira edição da Discover Brazilian Wines – Take a tour of Brazil's diverse wine regions at this exciting tasting (em tradução livre, Descubra os vinhos brasileiros – Faça um tour pelas diversas regiões vinícolas do Brasil nesta degustação empolgante). O Wines of Brasil é desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) – por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Fundovitis) –, em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

Em parceria com a empresa Eno Cultura, responsável pelos cursos da Wine and Spirits Education Trust (WSET) no Brasil, serão degustados oito rótulos de vinhos tranquilos e espumantes. A apresentação ficará a cargo do educador especialista em vinhos Thiago Mendes, que já atuou durante uma década na Inglaterra. Fundador e diretor da Eno Cultura e embaixador do International Wine Challenge para o Brasil e México, Mendes afirma que o vinho brasileiro será muito bem representado pelos rótulos escolhidos, tanto pela qualidade como pela diversidade de estilos.

O workshop será realizado com o apoio da Embaixada do Brasil em Londres e o objetivo é demonstrar a qualidade dos produtos verde-amarelos. A Embaixada tem servido de polo para a promoção de vinhos brasileiros no Reino Unido, organizando a participação em eventos gastronômicos locais, bem como em atividades voltadas para formadores de opinião e especialistas do setor. 

Segundo o Embaixador Eduardo dos Santos, a escolha da WSET para essa ação deve-se à sua excelente reputação como líder mundial em cursos de vinhos, com certificados e qualificações reconhecidos globalmente. “Nossa expectativa é de que as degustações e workshops de vinhos brasileiros passem a fazer parte do calendário de eventos da WSET”. 
O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, complementa, explicando que a iniciativa tem um caráter educacional para despertar, ainda mais, a curiosidade e interesse dos britânicos pelos produtos. “O fato de termos esgotado os ingressos em um curto período mostra que há um interesse do público consumidor pelos nossos rótulos. Outro ponto positivo que cabe destacar é que todos os vinhos que serão degustados podem ser encontrados no mercado do Reino Unido”, garante. 

Os produtos apresentados serão os espumantes Cave Geisse Extra Brut 2014, Salton Lucia Canei Rosé, Aracuri Brut Rosé, Aurora Moscatel, Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay, além dos vinhos tranquilos Guaspari Vista do Cha Syrah, Pizzato DNA 99 e Raizes Gran Assemblage.  

O Reino Unido é um dos três mercados-alvo do Wines of Brasil. Em 2017, as vendas de vinhos brasileiros para o país resultaram em cerca de US$ 350 mil. Esse valor deverá ser superado em 2018, já que apenas no primeiro trimestre deste ano foram negociados quase US$ 130 mil em produtos vitivinícolas para a Terra da Rainha. 

Sobre o Wines of Brasil 
Criado em 2002, o Wines of Brasil é uma iniciativa de promoção comercial dos vinhos e espumantes brasileiros no mercado externo, desenvolvido entre o Ibravin e a Apex-Brasil. O projeto conta atualmente com a participação de 42 vinícolas e têm como mercados-alvo os Estados Unidos, Reino Unido e China. Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram a iniciativa conseguiram dar continuidade em suas exportações, devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos e o trabalho setorial de consolidação da imagem dos rótulos nacionais no Exterior. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.       

FOTO
Legenda: Workshop Discover Brazilian Wines será realizado com o apoio da Embaixada do Brasil em Londres.    
Crédito: Banco de Imagens Ibravin/Dandy Marchetti

Assessoria de Imprensa Ibravin: www.ibravin.org.br
Martha Caus: (54) 3538.3048 | (54) 9.8111.4450 – imprensa@ibravin.org.br
Cassiano Farina: (54) 3538.3048 | (54) 9.9937.9027 – imprensa2@ibravin.org.br
Camila Ruzzarin: (54) 3538.3048 | (54) 9.9190.1392 – imprensa3@ibravin.org.br