DESIGN EXPORT GRANDES EMPRESAS TEM RESULTADOS POSITIVOS
O projeto Glass Brasil, parceria entre o Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos no Estado de São Paulo (Sindividro) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi escolhido para ser o piloto das ações do Design Export Grandes Empresas. A iniciativa busca incluir o design na estratégia das companhias e, assim, aumentar a competitividade dessas no mercado internacional.
Na conclusão do Design Export Grandes Empresas, as oito empresas atendidas revelaram resultados muito animadores. Em apenas um ano, foram criados 15 projetos de design em sete diferentes áreas (Branding, Design de Produto, PDV, Design Gráfico, Design Estratégico, Design de Embalagem e Design Digital). O desenvolvimento contou com os serviços de agências externas de design, associadas à Associação Brasileira de Design (Abedesign) que trabalharam em parceria com a Apex-Brasil e o Sindividro.
Quatro empresas do Glass Brasil já haviam apresentado os resultados das ações para o mercado na Gift Fair 2015, realizada em fevereiro, em São Paulo. Dessas, a Ruvolo e a Decorglass investiram em posicionamento e marca para o mercado internacional; a Invicta optou por trabalhar a embalagem, o rótulo e a forma de exposição/vendas dos produtos e a Luvidarte desenvolveu três novas linhas, com mais de 70 produtos.
As demais empresas mostraram os resultados durante o evento de conclusão do Design Export Grandes Empresas: a Oxford trabalhou um novo conceito para as embalagens de seus produtos; a Nadir Figueiredo está desenvolvendo um projeto de PDV no Peru e a Cristais São Marcos atuou no branding e também criou 12 novos produtos. As ações de design estratégico da Wheaton ainda são confidenciais.
De acordo com a coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil, Adriana Rodrigues, “a Apex-Brasil investe em inovação, design e sustentabilidade para aumentar a competitividade das empresas brasileiras. Com este projeto, observamos que, além de cumprir as metas, as participantes assimilaram a importância de investir nestes segmentos para atuar com mais força no mercado internacional. Foi uma ação muito bem-sucedida”.
José Eduardo Otero Vidigal Pontes, membro do Conselho da Nadir Figueiredo e ex-presidente do Sindividro, fechou o evento ressaltando a importância de iniciativas como essa para aumentar o valor agregado do produto brasileiro no exterior e também para consolidar a indústria vidreira no Brasil.
Sobre o Glass Brasil
É um projeto setorial de incentivo à exportação no segmento de vidro e porcelana – Utilidades Domésticas e Embalagens viabilizado por meio de parceria entre o Sindividro e a Apex-Brasil. O Glass Brasil congrega 15 empresas vidreiras brasileiras que dominam os mais diversos processos de produção de vidro (história do vidro), desde a fabricação manual até sofisticados processos automáticos, ofertando uma gama de produtos que atingem todos os mercados consumidores. A parceria possibilita que as empresas participem de eventos no exterior particularmente em feiras e exposições e estimule a vinda ao Brasil de importadores estrangeiros, abrindo assim novos mercados e permitindo que as empresas integrantes tenham cada vez mais destaque no mercado internacional. Para saber como participar da iniciativa acesse o site glassbrasil.com.
Sobre o Design Export Grandes Empresas
O Design Export Grandes Empresas beneficia, neste primeiro momento, oito empresas integrantes do Glass Brasil, projeto setorial da Apex-Brasil em parceria com o Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos do Estado de São Paulo (Sindividro). O setor de vidros vinha perdendo competitividade em mercados importantes por conta do design inadequado de produtos e embalagens em relação aos desejos dos consumidores. O projeto foi pensado para alterar esta situação, possibilitando que as empresas possam se reposicionar em mercados prioritários, como os Estados Unidos e em países da América Latina, como Peru, Chile, Equador e outros.