DESIGN EXPORT JÁ DESENVOLVEU 42 PROJETOS DE INOVAÇÃO



O programa Design Export já entregou 42 projetos de inovação de produtos e serviços dentre os 100 que o Programa irá desenvolver para empresas brasileiras até o final deste ano.  Das 100 empresas atendidas pelo programa, 93 já passaram pelo processo de diagnóstico quanto ao uso do design em nove diferentes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

 

Além disso, o Design Export já promoveu palestras e capacitações para 610 empresas brasileiras a respeito da importância do design e da inovação para a competitividade internacional. Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Centro Brasil Design, o Design Export é um programa inédito que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos inovadores e com design diferenciado voltados à exportação.

 

O objetivo é levar para a indústria nacional uma metodologia simples, didática e objetiva que orienta a empresa a inserir a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos, utilizando o design como uma das ferramentas. Os participantes recebem apoio para identificar os escritórios de design mais adequados às suas necessidades e têm acesso a recursos financeiros para a contratação do serviço de desenvolvimento do produto inovador.

 

Desta forma, o Design Export serve como uma ponte entre os empresários e os profissionais do design. O programa já conta com 132 escritórios de design cadastrados para atender aos participantes. As 100 empresas que estão desenvolvendo novos produtos contam com a orientação de seis consultores capacitados que acompanham todas as etapas do projeto. Os empresários também têm acesso a um site que contém ferramentas de gestão e atendimento online.

 

 

Ampliação

 

O programa é parte das iniciativas da Apex-Brasil destinadas a estimular as empresas brasileiras a investirem na inovação, no design e na sustentabilidade para aumentar a competitividade de seus produtos.  “A Agência trabalha para que as empresas brasileiras desenvolvam seus produtos e serviços, por meio da agregação de valor e da incorporação do design e da inovação. Para nós, essas são ferramentas essenciais para a diferenciação no mercado internacional”, afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

 

Para ampliar sua atuação e chegar ao Nordeste, o Design Export realizou em 2014 uma parceria estratégica com o Centro Pernambucano de Design e passou a atender também os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Para isso, a metodologia do programa foi repassada ao CPD.

 

A diretora executiva do Centro Brasil Design, Letícia Castro, explica que a organização tem um histórico de resultados positivos aplicando uma metodologia própria em programas de estímulo ao design.  “Nossa meta é ajudar no desenvolvimento da inovação e orientar as empresas a utilizarem o design como ferramenta estratégica para os negócios. O propósito maior de um programa de design para o Brasil é o entendimento de que nosso país precisa vender para o mundo o que ele tem de mais valoroso: sua cultura, pluralidade, diversidade e criatividade”, afirma.

 

Além das ações de capacitação e consultoria, as empresas participantes têm benefícios indiretos, como a divulgação de seus cases na mídia, maior visibilidade e a oportunidade de participar de um grupo seleto de empresas inovadoras. O Design Export conta com a parceria de 13 associações nacionais, entre elas, Abemel, Abicalçados, Abilux, Abimaq, Abimo, Abimóvel, Abinpet, Abit, Sindmóveis, INP, Abrava, Animaseg e Abiepan – todas parceiras da Apex-Brasil em projetos setoriais de promoção de exportação.