DESIGN LEVA ELEGÂNCIA A EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DE ACESSO COM FOCO NA EXPORTAÇÃO
Especializada em equipamentos de controle de acesso como catracas, relógios de ponto, terminais eletrônicos e controle de rondas, a empresa Henry trouxe para o Design Export – iniciativa desenvolvida em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design (CBD) – um projeto inovador.
Junto com a DDID, a empresa desenvolveu o Primme Smart, um dispositivo de controle de acesso para locais públicos e/ou privados que se diferencia dos dois modelos já existentes no portfólio da marca. “Queríamos algo intermediário, que fosse de fácil navegação e tivesse o design atrelado à tecnologia e à segurança”, comenta o diretor Paulo Henrique Tareszkiewicz.
O Primme Smart é o modelo intermediário do Primme Advanced e do Argos. Além das funcionalidades básicas como o leitor biométrico e a identificação por radiofrequência, o produto possui um display LCD touchscreen de 4,3 polegadas, interface gráfica interativa, um processador exclusivo com capacidade de cadastro de 15 mil digitais e um webserver personalizado que permite a importação e a exportação de dados em tempo real. O produto traz o design característico dos produtos da Henry com formas simples, amigável e intuitivo, possibilitando a aplicação em diferentes ambientes.
De acordo com o designer Guilherme Oliveira, o conceito foi baseado na elegância da segurança de luxo. “O produto possui uma composição que une o design e a imponência do acabamento ‘Black Piano’, suas linhas suavizadas e grafismos minimalistas remetem à tecnologia e tornam o Primme Smart enriquecido”, comenta.
Durante o desenvolvimento do projeto, foram criados vários protótipos, o que possibilitou o alinhamento perfeito do equipamento e permitiu os ajustes necessários para a sua produção. “Foi desenvolvida uma mecânica no produto que permite a colocação de diferentes tipos de leitores biométricos. Adequamos o produto às suas novas funcionalidades e criamos soluções mecânicas para fixação e posição dos componentes”, diz Guilherme.
A previsão é lançar o produto até o segundo semestre de 2018, assim que o processo de aprovação de moldes for concluído. “Estamos animados e confiantes que esse projeto aumente nossa presença no exterior”, finaliza Paulo.
SOBRE O DESIGN EXPORT
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design. Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes.
www.designexport.org.br