DESIGN NA PELE ‘ESCRITAS’ É LANÇADO DURANTE A FRANCAL



DESIGN NA PELE ‘ESCRITAS’ É LANÇADO DURANTE A FRANCAL

Designers, estilistas e representantes de curtumes e das indústrias calçadistas, de bolsas e acessórios, entre outros, vão ter a chance de conhecer a segunda fase do Design na Pele, que agora é inaugurada em solo brasileiro. Celebrada iniciativa do couro e do design, o Design na Pele, já tem data e local confirmados para exposição no país. O lançamento oficial do projeto, que agora assume a denominação ‘Escritas’, ocorre no dia 8 de julho, durante a 47ª Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios), promovida de 6 a 9 de julho, em São Paulo/SP.

 

Mundialmente aplaudido, o Design na Pele faz parte das ações do Brazilian Leather, projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro gerenciado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

O projeto será exibido em um espaço privilegiado na Francal. A mostra será antecedida por uma palestra (na Praça de eventos – Passarela Oeste) conduzida pelo renomado estilista Ronaldo Fraga e pela comentada designer brasileira Heloísa Crocco, profissionais que guiam os trabalhos. Na oportunidade, Fraga e Heloísa detalham o projeto com a palestra Design na Pele Escritas – a apropriação cultural brasileira no couro: um diálogo entre a excelência técnica e a diversidade criativa.

 

O Design na Pele ‘Escritas’ é a continuidade de um projeto iniciado em 2013. Agora, ainda mais amadurecido, tem na temática da ‘escrita’ o desafio de mostrar a capacidade criativa dos doze curtumes envolvidos, que compartilham a mesma abordagem para desenvolver couros diferenciados, que imprimam um pouco da personalidade de cada um.

 

José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, tem boas expectativas quanto à inauguração da mostra no Brasil. “O lançamento do Design na Pele ‘Escritas’ em solo brasileiro será uma ocasião para mostrar a nossos profissionais de moda e design, a nossa indústria e a nossos formadores de opinião o quão criativos podemos ser. Esperamos, portanto, um grande e seleto público”, conclui.

 

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em http://designnapele.com.br

 

Os curtumes que participam do Design na Pele Escritas:

 

AplicColour

Curtume Rusan*

Courovale

Couros Bom Retiro

Fuga Couros*

Cortume Krumenauer*

Indústria de Peles Minuano

Romeu Couros

Couroquimica*

Nova Kaeru*

JBS Couros

Curtume Moderno

 

*novos no projeto

 

Os designers que conduzem o projeto:

 

Heloísa Crocco– Trata-se de um dos principais nomes do design e artesanato no país. Foi uma das primeiras designers a incursionar no artesanato, há mais de 20 anos. Heloísa Crocco formou-se em desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1970. Desde então vem acumulando prêmios e participações em exposições, salões e bienais na Alemanha, Áustria, Hungria, EUA, França, México, Uruguai e Brasil. Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, lidera o Crocco Studio Design.

 

Ronaldo Fraga – Nome já conhecido na moda do Brasil, Ronaldo Fraga é um estilista cujas coleções têm um diálogo constante com a cultura e a sustentabilidade. Nascido em Minas Gerais, ele desenvolve coleções de roupas que são vendidas em duas lojas próprias – uma em Belo Horizonte e outra em São Paulo – e em outras 30 multimarcas espalhadas pelo país. É graduado em estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e fez pós-graduação na Parson’sSchoolof Design, em New York, e na Saint Martins School, em Londres. Em 2008, Fraga foi selecionado junto a cem designers do mundo para o Brit Insurance – Design oftheYear, exposição organizada pelo Design Museum de Londres.

 

Sobre o Brazilian Leather – Conduzido por CICB e Apex-Brasil, o projeto tem como foco a expansão do couro brasileiro no exterior. Com a ajuda do Brazilian Leather, o país já exporta para importantes mercados como China, Itália e Estados Unidos. Aos poucos, o segmento vem incrementando também suas remessas para outros destinos, com destaque para México, Vietnã e Coreia do Sul. Interessados em aderir ao projeto podem entrar em contato pelo fone: (61) 3224-1867.