DESIGN PARA MELHORAR EXPORTAÇÃO DE FRUTAS FRESCAS PARA A EUROPA
Há 10 anos, a Purafruta produz e comercializa frutas tropicais da região do Vale do São Francisco – tradicional polo brasileiro exportador – que atendem os mercados interno e externo. A empresa possui duas marcas de uva e manga e percebeu necessidade de modernizar as embalagens utilizadas para esses produtos até então.
Via Design Export – iniciativa desenvolvida em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Centro Brasil Design (CBD) –, a empresa foi conectada ao escritório Müller Camacho Design para desenvolver embalagens para transporte, rótulos e luvas para embalagens plásticas.
Antes da criação dos conceitos de design, a Müller Camacho Design fez a interface técnica entre o cliente e os principais fornecedores de embalagem. Os parâmetros e as limitações de tecnologia foram adotados como requisitos para adequação das soluções apresentadas à tecnologia de impressão existente, maximizando os recursos disponibilizados pelos fornecedores e otimizando o projeto.
“As frutas, especialmente no mercado externo e recentemente no Brasil, estão deixando de ser commodities para se tornarem produtos com marca. Com o mercado mais competitivo, as empresas necessitam de ferramentas de branding, como posicionamento de marca, identidade visual e design de embalagem, para conquistarem reconhecimento junto aos consumidores e, consequentemente, mais valor. Foi o que fizemos para a Purafruta, aliamos design ao melhor que a tecnologia de embalagem disponível pode oferecer”, comenta a diretora de criação Dóris Camacho.
Com os inputs de design que surgiram durante o processo, a Purafruta percebeu a necessidade de adotar uma nova estratégia de marca de produto: optou-se por manter o nome “Purafruta” para a empresa, com uma logomarca mais moderna, e adotar uma marca mais comercial para as frutas standard. “Daí o projeto de naming e identidade visual, com a seleção da marca ‘Fruzi’ por ser curta, sonora e de fácil compreensão no mercado internacional”, diz Doris. Também fez parte do projeto criar uma nova identidade visual para a marca premium Puríssima.
Nas caixas de papelão da marca standard optou-se pela linguagem do design a traço. Já nas caixas para a Puríssima, a empresa investiu num material mais sofisticado - papelão com papel revestido, o que permitiu explorar fotos e imagens na solução gráfica. “Acreditamos que as novas embalagens serão um sucesso, pois ficaram modernas, diferentes das encontradas atualmente no mercado, com alta qualidade gráfica, ideias inovadoras, com visual limpo e sofisticado”, conta satisfeita a diretora administrativa Ana Paula Medeiros.
As novas embalagens têm previsão para começar a ser exportadas no final de 2017 com grandes expectativas. “Agora as embalagens têm mais apelo visual, modernidade, clareza e reflete a imagem que a empresa deseja passar aos seus clientes internacionais”, finaliza Ana Paula.
SOBRE O DESIGN EXPORT
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design. Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes.