DESIGNERS DO PROJETO RAIZ EXPÕEM NA HIGH DESIGN EXPO
O Projeto Raiz de Promoção Internacional do Serviço do Designer Brasileiro, uma parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) terá sete estúdios participando da primeira edição da feira High Design – Home & Office Expo, que surge como âncora do DW! São Paulo Design Weekend, posicionando mundialmente o mobiliário autoral brasileiro. A feira ocorre de 09 a 11 de agosto, no São Paulo Expo.
Os estúdios estudiobola, Fahrer, Índio da Costa Design, MACTALENTS, Paulo Alves, Ronald Sasson e Sérgio Matos vão expor peças autorais com potencial de exportação principalmente para os Estados Unidos, mercado-alvo do projeto para o biênio 2016/17. A High Design Expo foi pensada seguindo a tendência internacional de que os grandes festivais mundiais de design possuem feiras de negócios como âncoras, fomentando o intercâmbio entre elas, como acontece com o Fuorisalone e o Salão do Móvel da Itália. A feira nasce com a missão de inserir o Brasil no calendário mundial de eventos do segmento e ser a principal plataforma de exportações do setor de móveis.
Os países desenvolvidos e de maior renda são os principais consumidores de mobiliário de alto padrão no mundo. Os países europeus, que têm as maiores rendas per capita, ocupam as primeiras posições, segundo as informações do Euromonitor (2016). O Brasil, por sua vez, está na 41ª posição do mundo, mas a cultura brasileira vem alcançando reconhecimento internacional e o mobiliário autoral do Brasil tem deixado a sua marca nos principais circuitos de design do mundo.
O presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, pontua que o design brasileiro vem se posicionando no mercado externo por suas criações modernas, orgânicas, funcionais e inteligentes, com destaque nos quesitos sustentabilidade e inovação de materiais. Ele cita como países onde há maior abertura ao design brasileiro e grande potencial de negócios os Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. “A característica do design brasileiro é a multiplicidade de correntes e raízes culturais. Ter uma feira de alto padrão em São Paulo, ecoando ao mundo a criatividade brasileira, é uma das estratégias que o Sindmóveis defende para enfrentarmos a crise”, destaca Tecchio.
O Sindmóveis Bento Gonçalves investe e aposta no design como diferencial competitivo para o setor moveleiro nacional desde 1988, quando criou o Prêmio Salão Design. Consolidada, a premiação chegou este ano a sua 20ª edição com 12.588 projetos inscritos até hoje e sendo considerado o principal prêmio de design de produto na América Latina. Mais tarde, em 2007, o Sindmóveis criou a feira Casa Brasil, feira de mobiliário de complemento de alto padrão que sempre contou com apoio da Apex-Brasil para a realização de rodadas de negócios com importadores e seminários internacionais.
Sobre o projeto
O Projeto Orchestra Brasil promove as exportações de fornecedores da indústria e do serviço do designer brasileiro. Além da participação em feiras internacionais e nas principais feiras brasileiras voltadas ao segmento, o projeto promove capacitações, conduz estudos de mercado e cria estratégias de posicionamento no mercado externo. O crescimento das empresas participantes é significativo. Os destinos de exportação passaram de 76 para 80 em 2015 e o balanço geral do período aponta para um crescimento de 9% nas empresas apoiadas contra uma queda de 55% nas exportações das não participantes do projeto.