DIFERENCIAÇÃO É ESSENCIAL NA COMPETITIVIDADE DE DOCES
A diferenciação é uma característica fundamental para o mercado global de doces e snacks. É necessário o desenvolvimento constante de lançamentos de produtos, pois os fabricantes precisam manter o interesse do consumidor, procurando novas formas de se diferenciar entre a concorrência.
Os levantamentos do departamento de inteligência comercial do projeto Sweet Brasil em parceria com a Apex-Brasil mostram que o mercado de Chocolate por exemplo é dominado por 6 grandes indústrias multinacionais que correspondem a 61% do mercado mundial.
No cenário atual, as empresas não conseguem mais ter preços competitivos e a concorrência é forte num mercado de consumidores cada vez mais atentos, globais e exigentes. Ou seja, não restam dúvidas: Para sobreviver é preciso inovar.
Para se destacar no mercado, as empresas de doces devem ousar com novos sabores e aromas. Com isso, é possível criar um produto reconhecido por conta de um sabor exótico ou por formatos diferentes e atributos nutracêuticos (nutrientes que têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde) e que tornam o produto único e memorável para o consumidor. Mas só desenvolver o produto não adianta. É imprescindível fazer com que o consumidor perceba seu valor. Daí entra o papel fundamental do planejamento estratégico aliado ao marketing e à comunicação.
“A cada dia mais o bom preço, sozinho, torna-se uma vantagem competitiva difícil de sustentar. Para obter a vantagem competitiva de mercado é preciso ter algo mais sempre. Felizmente, o Brasil goza de inúmeros atributos e biodiversidade que propiciam a inovação. É preciso saber explorar isso de forma positiva e mostrar ao mundo com marketing voltado às necessidades do consumidor” comenta o gerente de exportação da ABICAB, Rodrigo Solano.
O departamento de inteligência da entidade possui ferramentas para auxiliar no planejamento de marketing dos participantes do projeto Sweet Brasil.