DUBLAUTO GAÚCHA É CASE DE SUCESSO EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Desenvolver materiais para calçados, couros e artefatos com qualidade, alta tecnologia e inovação é a missão da Dublauto Gaúcha, empresa que há 40 anos atua no mercado brasileiro e internacional e é uma das empresas apoiadas pelo projeto setorial Footwear Components by Brasil – desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
É por meio de pesquisas e diferenciais tecnológicos que a Dublauto desenvolveu uma fórmula para ampliar seus mercados dentro e fora do Brasil, participando de feiras e missões internacionais, e também buscando fornecer seus produtos para novos nichos, como os segmentos pet, de confecção e automobilístico. No setor calçadista, a Dublauto se destaca no desenvolvimento de palmilhas anti-transpirantes – como a Palmilha Sequinha, que absorve o suor – além de palmilhas superconfortáveis desenvolvidas com nanotecnologia, entre outros itens.
“Estamos num processo de conquistar novos mercados por meio de alta tecnologia. Desenvolvemos produtos voltados à saúde e confecção, por exemplo. Queremos investir mais em exportação e oferecer um mix variado de produtos para ampliar nossa performance no mercado externo. Entre as matérias-primas para o segmento de pet, por exemplo, criamos um forro com repelente antisséptico, que previne pulgas e carrapatos. E tudo isso é permitido por meio da nanotecnologia”, conta Evando Wolfart, diretor industrial da empresa.
Atualmente as exportações representam de 15% a 17% do faturamento da Dublauto Gaúcha, que possui também uma fábrica no Equador. “Percebemos que nossa tecnologia de materiais para calçados e acessórios tem excelente imagem e credibilidade nesses países e firmamos o passo neste caminho. As portas se abrem com mais facilidade”, complementa Evandro.
Sobre o desempenho das empresas participantes do FC by Brasil – As empresas apoiadas pelo projeto setorial foram responsáveis por aumentar em 13% as remessas para o exterior, quando comparado ao mesmo período de 2014. De janeiro a julho de 2015 os materiais brasileiros chegaram em 59 países. Dentre os destinos em destaque no semestre podemos apontar Argentina, Índia, China e México, que juntos somam 38,1% das exportações.
Esses números evidenciam que a exportação é uma alternativa para a retomada do crescimento da economia brasileira e estabilidade do mercado interno.
Sobre o Footwear Components by Brasil
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de materiais para a indústria coureiro calçadista interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 170 empresas, do projeto Footwear Components by Brasil, realizado pela Assintecal e a Apex-Brasil, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.
Podem participar empresas nacionais de materiais com foco no setor coureiro calçadista, que estejam estruturadas ou se estruturando e que almejam iniciar ou aprimorar o processo de exportação. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br ou visite o site http://www.fcbybrasil.com/
Sobre a Assintecal
www.assintecal.org.br
A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes. Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com cerca de 300 associados, mas responde por um setor que congrega mais de 3 mil empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).
Informações para a Imprensa
Assessoria de Imprensa Assintecal
[MAC] Maquinário Comunicação
Cimey Gadelha, Carlos Lopes
11 3032-3903 – 11 989078628
cimeygadelha@maquinario.com.br
Assessoria de Imprensa Apex-Brasil
(61) 2027-0775
imprensa@apexbrasil.com.br