Deputados americanos conhecem indústrias e produção agrícola no Brasil



A Apex-Brasil realizou na semana passada uma nova edição do programa Inside Brasil, importante instrumento de influência e esclarecimento sobre o país com foco em formadores de opinião dos Estados Unidos. Na ação, quatro parlamentares norte-americanos cumpriram uma ampla agenda, no Ceará, no Distrito Federal e em São Paulo, que os levou a entender melhor vários aspectos da economia brasileira.

 

Integraram a delegação os deputados republicanos Aaron J. Schock, Patrick L. Meehan e Jason T. Smith e a democrata Robin Kelly, além de seis assessores do Congresso Americano. Todos participam da Frente Pró-Brasil, um grupo de parlamentares que atua com o objetivo de incrementar as relações entre Estados Unidos e Brasil.

 

“Eles ficaram muito bem impressionados com toda a agenda e acredito que voltam aos Estados Unidos bem mais sensíveis em relação a temas importantes para a indústria brasileira”, afirma Ana Paula Repezza, gerente-executiva de Facilitação de Negócios Internacionais da Apex-Brasil. Uma das visitas que deverá ter um impacto prático ocorreu na fazenda Agrícola Famosa, maior exportadora de melão do mundo, localizada no Ceará.

 

“Eles puderam ver a grande capacidade de produção da fazenda, a qualidade e segurança alimentar do produto, a responsabilidade com os empregados e a comunidade e, ainda, a preocupação da fazenda com a sustentabilidade ambiental. Com tudo isso, voltarão mais sensíveis a propor alterações legais que possam beneficiar o Brasil”, diz Ana Repezza, referindo-se a uma discussão no Parlamento que prevê reduções tarifárias para a importação do melão pelos EUA em determinados períodos do ano.

 

Em Brasília, os deputados reuniram-se com a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, quando conversaram com os parlamentares brasileiros sobre interesses comuns e oportunidades de cooperação. Os norte-americanos também visitaram a Embrapa-Brasília e tiveram reunião no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Em São Paulo, assistiram a uma palestra da empresária Luiza Helena Trajano, da rede Magazines Luiza, a segunda maior rede de varejos do Brasil. Luiza enfatizou a importância do crescimento das classes C e D no Brasil nos últimos anos, responsável por um salto no faturamento da empresa de R$ 6 milhões em 2001 para R$ 10 bilhões em 2013. Por fim, a agenda incluiu uma visita à Embraer – principal fornecedora dos jatos da United Airlines – e outra à sede da Natura, em Cajamar, exemplo de projeto em que a integração entre natureza e empresa é total.

 

MECEA

A Apex-Brasil e o Ministério de Relações Exteriores realizam, desde 2009, missões conjuntas no âmbito do Mutual Educational and Cultural Exchange Act – MECEA, programa do governo dos Estados Unidos que tem por objetivo viabilizar o intercâmbio com congressistas e funcionários governamentais daquele país. As missões são um poderoso instrumento de influência e de esclarecimento sobre o Brasil, já que levam importantes formuladores de políticas públicas e formadores de opinião a conhecer de perto as realidades locais e ações de destaque no campo econômico, político e social.

 

Até 2013, as missões recebiam o nome de O Brasil no Mundo. A partir de 2014, foram rebatizadas para Inside Brasil e passou a ser pensada sob a estratégia de apresentar a competitividade e a diversidade da indústria brasileira para contribuir, e mudar quando necessário, a percepção de importantes formuladores de políticas públicas acerca de temas relevantes para os nossos setores.

 

Imprensa – Apex-Brasil

(61) 2027-0775

imprensa@apexbrasil.com.br