VENDAS DIRETAS CRESCERÃO 11,5% ATÉ 2021
O novo relatório da empresa global de pesquisa de mercado Euromonitor International, “Direct Selling and Communities in the Internet Age”, apresenta uma pesquisa sobre o crescimento das vendas diretas na era do e-commerce.
De acordo com o relatório, o canal de vendas diretas crescerá, globalmente, 11,5% até 2021, sendo impulsionado pelas regiões emergentes. Os novos dados da Euromonitor International indicam que os maiores crescimentos dos próximos cinco anos virão do Oriente Médio e África (7% de crescimento em média por ano), Ásia (3% de crescimento em média por ano) e América Latina (2,5% de crescimento em média por ano).
VENDAS DIRETAS: 5 MAIORES PAÍSES EM 2016
1. EUA: 25.703
2. China: 20. 725
3. Japão: 13.820
4. Brasil: 10.233
5. Coréia do Sul: 8.972
Fonte: Euromonitor International
Nota: dados se referem ao valor das vendas diretas no varejeo (excluindo impostos) em milhões de USD, taxa cambial fixa, preços correntes
Tim Barret, analista sênior de varejo na Euromonitor International, explica que “há uma correlação positiva entre os países emergentes e o tamanho e crescimento das vendas diretas. Vendas diretas são uma fonte de renda extra para os indivíduos nessas comunidades e também um canal para produtos básicos.”
De acordo com o relatório, as empresas que operam por venda direta precisarão se adaptar à revolução da internet à medida que as novas gerações se tornam mais interessadas em realizar suas compras online e mais céticas em relação às marcas tradicionais.
Embora o a relação entre as pessoas continue a ser a força central do modelo de vendas, manter uma presença online crescente será essencial para o futuro tanto em regiões emergentes quanto as desenvolvidas.
“As empresas têm o poder de mudar vidas e a venda direta procura explorar esse potencial através de um modelo de negócios centrado na rede de contatos. Melhorar a vida das pessoas e apoiar amigos e familiares nunca sairá de moda. Porém, a maneira na qual as comunidades estão se organizando está mudando; a internet não será a destruidora das vendas diretas, mas será um fator-chave para as empresas se diferenciarem”, conclui Barret.
Clique aqui para fazer o download do relatório (em inglês e espanhol).