EDITORAS BRASILEIRAS MARCAM PRESENÇA NA FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE SHARJAH



EDITORAS BRASILEIRAS MARCAM PRESENÇA NA FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE SHARJAH

A Feira Internacional do Livro de Sharjah começa na próxima quarta (31) e conta com a participação de oito editoras brasileiras selecionadas no fellowship para a jornada profissional. Entre elas, a Girassol Brasil, Callis Editora e Faro Editorial, serão representadas pela diretora Karine Pansa, que participa do evento pela segunda vez com o apoio do Brazilian Publishers  – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Eu acredito que os negócios que iniciamos na edição passada podem ser finalizados na feira deste ano, porque a aproximação que tivemos com eles durante a Jornada Profissional da Bienal Internacional do Livro (inserir link) foi essencial para compreendermos o mercado árabe e saber o que eles buscam. Foi uma experiência enriquecedora”, explicou Karine.
Fundada há 18 anos, a Girassol Brasil alcançou uma posição de destaque no mercado de livros infantis pela qualidade e interatividade que seus títulos oferecem para os leitores. O catálogo da empresa apresenta obras como “Terapia do Conto” (2012), de Paula Furtado e Carol Juste, que aborda temas como medo, luto e divórcio; “África: Contos do Rio, da Selva e da Savana” (2015), da autora Silvana Salerno, que traz histórias de um continente que contribui com a formação da cultura brasileira, entre outraspublicações.

A Callis Editora tem mais de 300 títulos em seu catálogo e o objetivo de contribuir com a educação de crianças, jovens e adultos. Seu catálogo abrange livros dos gêneros ficção, não-ficção, infantis e jovens adultos como “Escola das Princesas Recatadas” (2018), “Escola dos Príncipes Encantados” (2015), ambos de Eliandro Rocha (inserir link da notícia), “Só Não Vê Quem Quer”, de Suppa, entre outras obras. Recentemente, o título “Charlotte no Reino das Fadas do Dente” teve os direitos vendidos para a Turquia. Com texto do autor Miguel Falabella e ilustração de Suppa, a obra traz Charlotte, uma menina de sete anos que tenta descobrir de onde vieram os seus óculos mágicos.

A Faro Editorial apresenta um catálogo com os livros “1+1 A Matemática do Amor” (2016), de Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos, “O Escravo de Capela” (2017), de Marcos DeBrito, “Horror na Colina de Darrington” (2016), de Marcus Barcelo, entre outros.

Saiba mais sobre as editoras que irão participar da Feira Internacional do Livro de Sharjah por meio do Catálogo de Livros e Direitos Autorais do Brazilian Publishers.

Feira Internacional do Livro de Sharjah
A Feira Internacional do Livro de Sharjah é a terceira maior mostra de livros do mundo e conta com Jornada Profissional entre editores do mercado editorial global. O evento é realizado há 36 anos por Sua Alteza Sheikh Dr. Sultan bin Muhammad Al Qasimi, membro do Conselho Supremo e Governante de Sharjah, terceiro maior emirado dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, o país foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Capital Mundial do livro de 2019.

Recentemente o Emirado de Sharjah foi convidado de honra da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e lançou 40 obras árabes traduzidas para o português. Além disso, os editores de Sharjah participaram da 1ª Jornada Profissional da Bienal do Livro, que contou com reuniões de negócios entre 58 profissionais do mercado editorial nacional e internacionais. O evento de matchmaking gerou US$ 735.900 mil em expectativas de negócios fechados e previsão para os próximos 12 meses.

Para saber mais sobre a participação brasileira, clique aqui.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.