EDITORAS BRASILEIRAS SE PREPARAM PARA FEIRA INTERNACIONAL DE GUADALAJARA



EDITORAS BRASILEIRAS SE PREPARAM PARA FEIRA INTERNACIONAL DE GUADALAJARA

A Feira Internacional de Guadalajara ocorre de 24 de novembro a 2 de dezembro e conta com a presença de 15 editoras brasileiras. A delegação é encabeçada pelo Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Confira a lista das empresas aqui.

O evento também conta com a presença de 12 autores brasileiros que fazem parte do projeto Destinação Brasil, no qual autores nacionais são convidados para apresentar a diversidade do País durante os debates na programação da feira. O programa é realizado desde 2012 por meio de uma parceria entre os organizadores, o Ministério da Cultura, o Ministério das Relações Exteriores, o Brazilian Publishers e Prêmio São Paulo de Literatura. Confira a lista completa dos autores aqui: 

“A Feira Internacional de Guadalajara é uma grande oportunidade para as editoras brasileiras apresentarem as suas obras, realizarem novos contatos e fecharem projetos de publicações nacionais. Além disso, o México é um importante mercado latino-americano e a nossa presença neste evento estreita ainda mais a relação entre os países", afirma Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro e Gerente do Brazilian Publishers.

Fundada em 1992, a Editora Projeto é uma das empresas brasileiras que participam do evento pela primeira vez. “Ficamos fora do circuito internacional durante algum tempo e voltamos a participar de eventos no ano passado, por meio do apoio do Brazilian Publishers. Acho a programação da Feira de Guadalajara muito bem elaborada e quero participar de diversas atividades. Entre elas, as reuniões de negócios com editoras internacionais”, conta Anette Baldi, diretora da Projeto.

De acordo com Anette, a obra que mais se destaca no catálogo da editora é o livro infantil “Tom” (2012). Produzido pelo autor André Neves, o título apresenta a história de um menino autista contada pelo seu irmão. “É o olhar curioso e puro de uma criança, que percebe a diferença do comportamento de seu irmão e busca entender o que passa dentro dele”, explica a diretora.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.