EDITORAS INTERNACIONAIS PODEM SE INSCREVER NO PRÊMIO JABUTI ATÉ 28 DE JUNHO
As editoras internacionais que publicaram livros brasileiros em 2017 podem se inscrever na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior da 60ª edição do Prêmio Jabuti até 28 de junho. A tradicional premiação é promovida há 60 anos pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e tem o apoio do Brazilian Publishers, projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial nacional resultado da parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A categoria foi incluída na premiação no ano passado e abrange livros de quaisquer gêneros lançados no exterior (em primeira edição) de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros que possuem residência permanente no Brasil. Os interessados devem se inscrever no site e enviar a obra completa, da capa à quarta capa, incluindo página de rosto e/ou página de copyright com ano de publicação da primeira edição, ficha catalográfica, miolo e colofão.
Em 2017, o grande vencedor desse eixo foi a edição da Penguin Random House UK da obra “Um Copo de Cólera”, do autor Raduan Nassar. Em segundo lugar, ficou “Enigmas da Primavera” publicado pela editora Dalkey Archive Press com autoria de João Almino e em terceiro “O Irmão Alemão”, do Chico Buarque, divulgado pela Penguin Random House UK, da empresa holandesa Bezige Bij. “O Jabuti é o maior prêmio do mercado editorial no Brasil. Queremos, cada vez mais, estender esse alcance para o mercado internacional, reconhecendo o trabalho das editoras que valorizam o nosso mercado”, explica Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de relações internacionais da Câmara Brasileira do Livro e responsável pelo Brazilian Publishers.
Para mais informações, baixe o edital e o regulamento.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.