EDITORAS SESI-SP E SENAI-SP PARTICIPAM DA FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE SHARJAH



EDITORAS SESI-SP E SENAI-SP PARTICIPAM DA FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE SHARJAH

A Feira Internacional do Livro de Sharjah acontece entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro e conta com a presença de oito editoras brasileiras. Entre elas, a SESI-SP e SENAI-SP que serão representadas pela gestora de direitos autorais, Juliana Farias. As empresas possuem livros publicados em outros países, como a Nigéria, Espanha Argentina e Colômbia.

“A feira é um evento importante para manter relação com todos os continentes, ampliar o conhecimento sobre como o mercado editorial está atuando nas diversas realidades e realizar negócios para vender e comprar direitos de tradução. Esperamos fazer novos contatos e disseminar a publicação de nossos livros no mundo árabe”, disse Juliana, que participa do evento pela primeira vez com o apoio do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A editora SESI-SP foi fundada com o objetivo amplificar o conhecimento literário dos leitores, atender a demanda da educação institucional e contribuir com o aprimoramento da sociedade. Atualmente, a empresa possui 274 títulos ativos em seu catálogo, como os títulos “Paraíba”, do autor Gabriel Mourão; “Poesia Chinesa”, de André Caramuru; e “Catálogo de Perdas”, de João Anzanello Carrascoza e Juliana Monteiro Carrascoza, entre outros.

A editora SENAI-SP conta com 400 títulos ativos em seu catálogo e nasceu com a proposta de enriquecer as áreas da educação e do ensino profissional. A empresa apresenta obras como “Celulose”, sobre o processo de extração da celulose; “Diagnóstico e regulagem de motores de combustão interna”, do autor Melsi Maran; “Eletrônica de potência aplicada ao acionamento de máquinas elétricas”, de Sérgio Luiz Volpino, entre outros.

Baixe o Catálogo de Livros e Direitos Autorais do Brazilian Publishers e saiba mais sobre as editoras que irão participar da Feira Internacional do Livro de Sharjah.

SESI-SP no 60º Prêmio Jabuti

Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti é o maior evento do mercado editorial brasileiro e contempla anualmente as melhores obras nacionais. Esse ano, a premiação conta com três livros da editora SESI-SP como finalistas. Os vencedores serão anunciados em 8 de novembro.

Citado anteriormente, “Catálogo de Perdas” (2017) é finalista na categoria Conto e reúne diversas narrativas sobre perdas. A obra é baseada no acervo do Museum of Broken Relationships, localizado em Zagreb, Croácia. O museu reúne em exposições temporárias objetos e relatos de pessoas do mundo inteiro que terminaram uma relação amorosa. 

Na categoria Ilustração, a editora possui dois títulos finalistas: uma versão do clássico “Os 101 Dálmatas” (2017), da ilustradora Veridiana Scarpelli, e “AGORA!” (2017), de Guilherme Karsten, que apresenta as diferenças dos hábitos e das vivências de diversas crianças ao redor do mundo. 

Feira Internacional do Livro de Sharjah
A Feira Internacional do Livro de Sharjah é a terceira maior mostra de livros do mundo. O evento é realizado há 36 anos por Sua Alteza Sheikh Dr. Sultan bin Muhammad Al Qasimi, membro do Conselho Supremo e Governante de Sharjah, terceiro maior emirado dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, o país foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Capital Mundial do livro de 2019.

Recentemente o Emirado de Sharjah foi convidado de honra da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e lançou 40 obras árabes traduzidas para o português. Além disso, os editores de Sharjah participaram da 1ª Jornada Profissional da Bienal do Livro, que contou com reuniões de negócios entre 58 profissionais do mercado editorial nacional e internacionais. O evento de matchmaking gerou US$ 735.900 mil em expectativas de negócios fechados e previsão para os próximos 12 meses.

Para saber mais sobre a participação brasileira, clique aqui.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.