EM BUENOS AIRES, STARTUPS BRASILEIRAS FAZEM TREINAMENTO DE PITCH
Empreendedores de treze startups brasileiras participaram de um treinamento de pitch em Buenos Aires, no último domingo (08). Eles integram uma missão de internacionalização promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que acontecerá até sexta-feira (13) na capital argentina. O desafio do pitch é apresentar em cinco minutos o modelo de negócios das startups, o mercado em que se inserem e as parcerias que buscam para ampliar sua operação. Os empreendedores foram avaliados por Vinícius Machado, da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Na quinta-feira (12) haverá um Demoday, evento em que startups se apresentam a empresários para captar recursos e investimentos.
“As principais informações que os investidores argentinos vão buscar em um pitch será o ticket médio da startup e o potencial mercado do empreendimento. Os representantes das startups brasileiras devem dizer porque querem operar na Argentina e também demonstrar que suas empresas estão maduras o suficiente para se internacionalizar”, destacou Machado. Para Rogério Junqueira, da startup de soluções logística Reciclapac, o treinamento deste domingo o ajudará a organizar o discurso sobre sua empresa. “O mercado está cada vez mais competitivo. E a internacionalização das empresas é uma tarefa que exige preparação”, diz.
Diego Rivadeneira da TrackSale, do setor de softwares, também avaliou positivamente o treinamento: “Nossa equipe está muita animada com o feedback que recebemos do nosso pitch. Esperamos aprender muito nesta semana de internacionalização, com toda a programação, os seminários e workshops e as rodadas de networking”. Durante a manhã, participaram do treinamento de pitch as startups Myleus Facility (do setor de biotecnologia), Cloud CRM Sistemas (agrotecnologia), Reciclapac (logística), Tracksale, Verde Ghaia e Belasis (software como serviço – SAS, na sigla em inglês). À tarde, sete outras startups se apresentaram: 4milk, Safe Trace (agrotecnologia), Estante Mágica (educação), Psicologia Viva (market place e saúde), MedLogic (saúde), e Hub2b e Lett Insights (e-commerce).
PITCH
Pitch é um termo em inglês que designa uma apresentação rápida feita pelos empreendedores a potenciais investidores. Em um curto intervalo de tempo, eles devem descrever o problema que suas empresas resolvem, seus competidores, a equipe de trabalho e a oportunidade de negócio que buscam para ampliar sua atuação. Como explicou Vinícius Machado, da ABStartups, existem, ao menos, quatro tipos de pitch: team, focada na equipe da empresa; tracking, em que são apresentadas os resultados já alcançados; tech, que dá destaque à tecnologia desenvolvida pela startup; e vision, em que os empreendedores apresentam sua visão de futuro de um segmento do mercado.
“Cada um desses pitches exige uma abordagem diferente, uma forma de se aproximar do investidor. É sempre importante explicar de maneira objetiva como o empreendimento já tem êxito ou pode revolucionar o mercado”, explicou.
MISSÕES À ARGENTINA
Ao longo desta semana, a Apex-Brasil realiza duas missões concomitantes à Argentina: uma prospectiva de startups e outra para internacionalização de empresas com mais maturidade exportadora. A empreitada com as startups se desenvolve em parceria com MDIC, Sebrae, Anprotec e ABStartups. Hoje (09) acontece o Seminário de Internacionalização na Argentina, na Embaixada do Brasil. Pela manhã, as startups também receberão orientações sobre aspectos legais para abertura de empresa na Argentina. Já à tarde, haverá uma bateria de apresentações sobre o ecossistema argentino e os desafios de empreender no mercado estrangeiro.