EMPREENDEDORES BRASILEIROS PARTICIPAM DE SEMANA DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA ARGENTINA
Representantes de 37 empresas brasileiras participaram, na segunda-feira (09), da abertura da semana de internacionalização de startups e de empresas em Buenos Aires, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), MDIC e Sebrae. Como explicou o coordenador de Internacionalização da Apex-Brasil, Juarez Leal, o objetivo da missão é conhecer o conjunto de incentivos oferecidos pelo governo argentino às empresas. “A Argentina sempre foi um importante parceiro comercial do Brasil. Queremos ampliar nossas relações. Estamos realizando esta missão para obter dados e informações que facilitem o processo decisório das empresas e permitam que elas se integrem ao mercado argentino da maneira mais rápida possível”, disse.
Hoje (10), as empresas que participam das duas missões participarão do workshop Plano de Expansão Internacional, organizado em três módulos: Estratégia, Análise de mercado e Operação Internacional. No período da tarde, as startups terão uma rodada de serviços com fornecedores. Os empreendedores terão reuniões de 30 minutos com prestadores de serviço para levar perguntas objetivas e dúvidas pontuais sobre o mercado argentino. Ao final do dia, Jorge Fernando Baya, diretor da Hub Sur da TOTVS Internacional, e Santiago Baglietto, diretor da Wolox, darão um feedback do treinamento de pitch realizado no domingo.
BUENOS AIRES
A capital da Argentina possui 14 milhões de habitante em sua região metropolitana e responde por 23% do PIB do país. O setor de serviços representa 68% da atividade econômica, seguida de comércio (15%), indústria manufatureira (11%) e construção (5%). No setor de inovação, Buenos Aires abriga quatro dos seis “unicórnios” da América Latina, empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão: Mercado Livre, Decolar.com, OLX e Globant. Como explicou Alejo Cacio, até o final deste ano o governo entregará um parque de inovação ao norte da cidade com área de 120 mil mt².
Na segunda-feira (09), foram realizadas palestras sobre o mercado argentino. Francisco Dedomenici da Agência de Investimento e Comércio Internacional apresentou um panorama geral da economia do país. Em seguida. Alejo Cacio, da Agência de Promoção de Investimento de Buenos Aires, apresentou dados da capital argentina. Representantes das províncias de Córdoba, Mendonza e Santa Fé explicaram os incentivos locais oferecidos aos empreendedores. Foram apresentados ainda aspectos legais para abertura de empresa no país. Juan Schaer, da firma de recursos humanos GT Gestión de Personas, explicou o regime trabalhista e questões relacionadas a salário e férias. Sebastian Rossi e Mariel Fondevila, do escritório de advocacia Estudio Rossi Camilión & Asociados, fizeram um painel sobre segurança jurídica, apontando como funciona a obtenção de crédito, a abertura de empresa e o cumprimento de contratos na Argentina.