EMPRESA BRASILEIRA APOSTA EM EMBALAGENS MODERNAS PARA CHEGAR A MERCADOS INTERNACIONAIS



EMPRESA BRASILEIRA APOSTA EM EMBALAGENS MODERNAS PARA CHEGAR A MERCADOS INTERNACIONAIS

Ter um produto para o mercado internacional era a demanda da Probene, fabricante de alimentos saudáveis localizada em Pernambuco. Por meio do Design Export, programa de aprimoramento do design com foco na exportação desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), a empresa foi conectada ao escritório Herbert Perman Design para desenvolver as embalagens do Tig-Lix, um alimento em barra em três sabores diferentes que tem como diferencial a ausência de açúcar.

De acordo com a designer Tereza Perman, o apelo principal da embalagem são as cores vibrantes e a imagem do produto mordido, que mostra seu recheio e cobertura. O desafio era inserir uma quantidade razoável de informação em uma embalagem pequena e em três línguas: português, inglês e espanhol.

 “A maior dificuldade foi manter a logomarca bem grande e mesmo assim conseguir mostrar a imagem do produto e os vários apelos: como açúcar zero, os sabores, o peso, a marca Probene e, ainda assim, colocar as informações em três idiomas, numa embalagem primária pequena”, comenta Tereza.

A estratégia de design utilizada foi muito simples e direta, partindo de dois elementos fortes para criar um grande impacto visual e uma identificação imediata do produto nos pontos de venda: a cor de fundo da embalagem e a marca do produto. “A informação zero açúcar foi incorporada ao próprio desenho da marca. Também exploramos as iniciais T e L em caixa alta e o seu ângulo de inclinação sugere energia e movimento, acrescentando dinamismo ao layout, que é extremamente simples e minimalista.

As cores de fundo, que variam de acordo com o sabor do produto, destacam também uma ilustração realista para despertar o sentimento de appetit appeal nos consumidores, mesmo em um produto sem açúcar”, ressalta Tereza. Nas embalagens secundárias (cartucho e caixa display) há o mesmo conceito explorado nas outras embalagens: as cores de fundo destacam a própria logo do produto com informações que reforçam as características do alimento. 

A empresa iniciou os primeiros testes no mercado norte-americano em outubro de 2017 e está analisando os resultados. Para facilitar a entrada no país, a empresa abriu uma filial nos Estados Unidos e iniciou a apresentação do produto para clientes americanos. Para isso, contratou um consultor especializado em gerenciar a área de exportação, que tem como foco a expansão para os EUA, Peru, Chile e Colômbia.

“Esses primeiros passos já apontaram um caminho. Agora devemos ter como foco o consumidor norte-americano com um perfil de consumo saudável e ter nossas embalagens com as informações 100% em inglês. A nossa participação no Projeto Design Export e o apoio recebido foram fundamentais para seguirmos em frente. Ainda pretendemos lançar novos produtos para fortalecer a nossa atuação no mercado externo”, diz o empresário Ronei Oliveira. 

SOBRE O DESIGN EXPORT
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design. Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes. | www.designexport.org.br