EMPRESA BRASILEIRA APOSTA EM DESIGN PARA LEVAR SOFÁ AO PARAGUAI E AO CHILE
O projeto da Di Qualitá Estofados nasceu a partir do olhar da equipe criativa do Fantastico Studio di Design junto com a experiência de mercado da empresa. A demanda era criar um novo produto com conceitos de design que agregassem valor e permitissem a entrada em outros países. Foi então que nasceu o Sofá Ponti, um estofado retrátil que tem como diferencial um aparador na parte de trás.
De acordo com Gustavo Nascimento, diretor da Di Qualitá, a ideia foi, desde o início, trazer um conceito novo aos produtos da empresa para abrir novas oportunidades de negócios. “Fizemos uma avaliação de várias ideias com base na estrutura produtiva da empresa e um amplo estudo de mercado”, conta.
O estofado desenvolvido no projeto é ideal para apartamentos e se caracteriza pelos múltiplos usos dados à parte posterior que, normalmente, não é aproveitada. “Projetamos o sofá com uma superfície de madeira que pode funcionar como prateleira, aparador, mesa de trabalho e até uma bancada para breves refeições”, diz Leo Mangiavacchi, do Fantastico Studio di Design. Ao contrário dos sofás retráteis tradicionais, os assentos ficam visíveis na parte posterior, conferindo ao produto novas opções de uso e uma estética diferenciada.
Na prototipagem do sofá foram encontradas algumas dificuldades na montagem das estruturas e no funcionamento dos mecanismos, etapa resolvida com pequenas alterações e adaptações do projeto.
O sofá Ponti foi lançado na feira MovelBrasil, em São Bento do Sul, Santa Catarina, em maio de 2017, e já está sendo comercializado no Brasil e no Paraguai. Em breve, chegará ao mercado do Chile. “Esse projeto representa um grande avanço no quesito desenvolvimento de produto e expansão de mercado, pois traz uma grande expectativa para atingirmos uma maior parcela no mercado de exportação”, reflete Gustavo.
A sinergia entre empresa e designers foi fundamental para o sucesso do projeto. “Acreditamos ter dado uma contribuição significativa por meio de abertura de novos caminhos criativos para a empresa. O produto pode ocupar um nicho ainda inexplorado pelo setor e contribuir para reforçar a imagem inovadora da marca”, comenta o designer Leo Mangiavacchi.
O Design Export trouxe conhecimento e oportunidade de negócios para a Di Qualitá, além de uma nova metodologia de aplicação de design “O projeto representa uma grande evolução para empresas menores no setor de desenvolvimento de produto e análise de mercado porque facilita bastante a introdução de novos produtos no mercado”, finaliza Gustavo.
SOBRE O DESIGN EXPORT
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design.
Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes.