EMPRESAS ARTECOLA SE DESTACAM POR INTERNACIONALIZAÇÃO



EMPRESAS ARTECOLA SE DESTACAM POR INTERNACIONALIZAÇÃO

 

Competir em condições de igualdade com seus concorrentes no cenário internacional não tem sido uma tarefa fácil para as empresas brasileiras. Mesmo assim, algumas delas têm conseguido se impor em seus mercados. É o caso das Empresas Artecola, uma das indústrias apoiadas pelo Footwear Components by Brasil – projeto da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – considerada uma das mais internacionalizadas do país, e que agora ganha destaque também na mídia internacional.

 

A indústria, que tem sua matriz em Campo Bom/RS – e 20 plantas industriais em sete países: Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, México e uma joint venture, na China – figura em uma lista da revista Forbes Brasil como uma das dez mais promissoras multinacionais de origem brasileira.

 

“A internacionalização dos nossos negócios não é um acaso, ou algo recente. É fruto de um longo planejamento estratégico e que se consolidou ao longo dos anos, a partir do comprometimento de toda a equipe com os objetivos propostos”, afirma o Presidente Executivo das Empresas Artecola, Eduardo Kunst. “Mesmo com dificuldades no cenário nacional, nossa presença mundial mostra que a estratégia foi acertada, pois estamos conseguindo nos manter competitivos e em constante evolução”, comemora.

 

A empresa gaúcha tem atuação em diversos setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, transportes, energia eólica, segurança do trabalho, e construção civil, entre outros, e com três negócios bem definidos: as operações Artecola Química (negócio original, que produz adesivos e laminados e, em 2015 já tem 60% de sua receita líquida proveniente de mercados externos), MVC (plásticos de engenharia) e Arteflex (equipamentos de proteção individual).

 

Em 2014, a receita líquida das Empresas Artecola alcançou R$ 1,07 bilhões –  67% a mais que no ano anterior. Inovação, a internacionalização e responsabilidade social têm sido os principais nortes das empresas Artecola desde sua fundação em que desde sua fundação por Francisco Xavier Kunst, em 1948.

 

O Footwear Components by Brasil

Footwear Components By Brasil é a marca desenvolvida pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a qual visa representar o setor de materiais para a indústria coureiro calçadista no mercado internacional. A marca promove a integração desse cluster através de projetos e atividades estratégicas, possibilitando às empresas do Projeto Footwear Components by Brasil entregar todos os tipos de solução aos diferentes mercados e públicos. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br ou visite o site http://www.fcbybrasil.com/