EMPRESAS BRASILEIRAS DE TI MARCAM PRESENÇA EM EVENTO NOS EUA
A Softex, em parceria com Apex-Brasil, no âmbito do projeto setorial Brasil IT+, levou uma delegação de empresas para o XChange 2016, realizado entre os dias 21 a 23 de agosto, em San Antonio no Texas.
O XChange é o mais importante evento internacional voltado para canais de vendas no mercado norte-americano. Além da oportunidade para geração de negócios e parcerias, as empresas brasileiras participaram de palestras e de debates com destaque para temas como Internet das Coisas (IoT) e Segurança em TI.
Em 2015, a delegação brasileira foi composta por oito empresas. Já este ano foram 12 as companhias participantes: Actminds, Aurus Software, Codus Tecnologia, Dextra , E-trust, Icaro Tech, MC1, Borba&Lewis, PimeSystems e SER.
Esse aumento na adesão mostra que a crise no mercado interno não tem sido entrave para as empresas no rumo além-fronteiras. Pelo contrário. Na realidade, tem motivado os empresários a buscarem novos mercados. Outro fator preponderante para a adesão ao XChange é o trabalho desenvolvido pela Softex desde 2015 que, por meio de mentorias e modelagens de negócios do International Way, tem entregado às empresas instrumentos específicos para a estruturação de plano e programa de canais internacionais.
Segundo Luis Dosso, diretor de desenvolvimento de negócios da Dextra, na primeira participação no XChange a empresa já fechou negócios e retornou pelo segundo ano consecutivo com um pacote de vantagens e cases para atrair parceiros no mercado americano. "É necessário ir várias vezes a um mesmo evento. Para o XChange, nós tínhamos a expectativa de fechar algum negócio somente no segundo ano de participação. Mas agora, ao invés de dizer ao potencial cliente ou parceiro americano que a nossa empresa estava chegando nos Estados Unidos, podemos dizer que já temos clientes no país”, destaca.
A Dextra, além de participar dos eventos internacionais promovidos pelo Projeto Setorial Softex/Apex-Brasil, sempre focou no planejamento de sua internacionalização. Para isso contratou uma pesquisa de mercado primária da Universidade da Califórnia e tem realizado diversas modelagens de negócios propostas pelo International Way.