EMPRESAS BRASILEIRAS MOVIMENTAM US$ 1,184 BILHÃO NO SIAL 2014



A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) foi a responsável pela presença do Brasil no maior evento de alimentos e bebidas do mundo, o Sial 2014, que aconteceu em Paris, França, entre 19 e 23 de outubro. A expectativa inicial de geração de US$ 1 bilhão de negócios realizados foi superada pelas 85 empresas brasileiras presentes ao evento, que atingiram a expressiva marca de US$ 1,184 bilhão em negócios para os próximos 12 meses.

 

Diversos setores da economia nacional estavam presentes, tais como cafés, carnes bovina, de frango e suína, alimentos gerais (doces, chocolates, castanhas, produtos gourmet, massas), lácteos e bebidas nos quatro pavilhões em que o Brasil esteve presente no Salon International de l'Agroalimentaire. As empresas brasileiras participaram de 8740 reuniões de negócios nos cinco dias de salão.

 

A União Europeia é um mercado prioritário para a Apex-Brasil. As exportações brasileiras de agronegócios foram de aproximadamente US$ 99,96 bilhões em 2013, dos quais 22% tiveram como destino a União Europeia. O setor agrícola desempenha um papel importante para a economia brasileira, respondendo por 23% do PIB e 41% das exportações totais do país.

 

Além da exposição de produtos e das reuniões de negócios, destaques da presença da Agência em Paris foram dois restaurantes – um para degustações de carne bovina e outro para carne de frango –, que tiveram enorme movimentação e adesão dos visitantes. No pavilhão de carne bovina, um túnel sensorial com informações do setor de carnes (desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne – Abiec) foi outro destaque tecnológico.

 

No pavilhão multisetorial, um espaço batizado de Brasil Beyond Lounge recebeu eventos diários de laranja, carne bovina, açaí e café para ampliar o conhecimento dos visitantes sobre estes quatro setores. Neste espaço também ocorreu um importante evento com a rede francesa Casino. Parceria da Apex-Brasil com os francesas permitirá que 40 empresas brasileiras coloquem seus produtos na prateleiras de 156 lojas do Casino espalhadas pela França por 1 ano.

 

Neste momento, a Agência e o Casino organizam eventos para selecionar estas 40 empresas. No Sial, foi feita uma palestra aos empresários e depois 43 empresas nacionais se reuniram com sete representantes da rede francesa para avançar nas negociações e avaliações de produtos.

 

“Apresentamos o conceito Brasil Beyond Flavors, levando a Paris um Brasil além dos estereótipos. Produtos inovadores, pavilhões com atrações tecnológicas, workshops e boas parcerias fizeram da participação do Brasil algo diferenciado no Sial 2014. E os resultados em negócios demonstram o acerto do trabalho da Agência e das diversas entidades setoriais parceiras. Em 2016, vamos avançar ainda mais”, comemora o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, ao fazer referencia à próxima edição do salão.

 

A seguir, detalhamento dos setores brasileiros representados no SIAL 2014:

 

  • CARNE BOVINA
  • CARNE SUÍNA
  • CARNE DE AVES
  • LEITE E LATICÍNIOS
  • SUCOS DE FRUTAS E POLPAS DE FRUTAS
  • CAFÉS
  • CEREAIS EM GRÃO E ESMAGADOS E AÇÚCAR
  • CHOCOLATES, BALAS E CONFEITOS
  • CACAU E PROD. DE CONFEITARIA (com e sem cacau)
  • PREPARAÇÕES ALIMENTÍCIAS MASSAS
  • ÁGUA MINERAL
  • BEBIDAS DESTILADAS, CACHAÇA

 

Histórico da participação da Apex-Brasil no Sial:

 

ANO Nº DE EMPRESAS REUNIÕES REALIZADAS RESULTADOS (USD)
2006 70 5600 505 milhões
2008 80 4100 603 milhões
2010 110 5100 1,10 bilhão
2012 82 5183 1,02 bilhão
2014 85 8740 1,18 bilhão