EMPRESAS BRASILEIRAS NA SIAL PARIS 2018 ESPERAM REALIZAR NEGÓCIOS DE US$ 2,3 BILHÕES



EMPRESAS BRASILEIRAS NA SIAL PARIS 2018 ESPERAM REALIZAR NEGÓCIOS DE US$ 2,3 BILHÕES

As mais de 160 empresas brasileiras presentes ao evento realizaram 13.300 contatos com compradores de diversos países e continentes. Os negócios chegaram à cifra de USD 2,3 bilhões. Organizada pela Apex-Brasil, a delegação brasileira no Salon International de l’Alimentation (SIAL 2018) incluiu exportadores de carne bovina, frango, doces e chocolates, biscoitos e massas, arroz, frutas, cachaça, mel, laticínios, café, e vinho, assim como produtos orgânicos e étnicos brasileiros. O evento é a maior exposição de inovação alimentar do mundo, e teve a participação de mais de 7 mil empresas de 109 países em 2018.

Dos doces e balas ao café, das bebidas às frutas, passando pelas carnes, o Brasil apresentou uma ampla variedade de produtos inovadores na feira SIAL 2018 em Paris, de 21 a 25 de outubro. A delegação brasileira esteve presente em cinco pavilhões, incluindo o pavilhão nacional do Brasil, apresentando uma gama de lançamentos para o mercado. Os destaques foram para os biscoitos integrais de castanha-do-Pará da Massaleve; biscoitos de cupuaçu da Frutos da Amazônia; Pesto de castanha de caju da Brazilian Forest; molho de moqueca tradicional da Bazzar; farinha de tapioca premium da Bhar; cachaça orgânica da Abelha Cachaça; água de coco Obrigado; quinoa orgânica da Vapza; salgados de brócolis e mandioquinha da Frispy; e o mix de sementes e cereais sem glúten da Miss Croc, apresentada em nove sabores. 

O açaí – uma das frutas mais saudáveis do planeta por seu ótimo sabor e benefícios incríveis, foi também uma das estrelas do salão deste ano, com destaque para uma série de produtos apresentados pelo Brasil. Estes incluem a geleia de açaí da Manioca; o açaí, o mate e a bebida de guaraná da Organique (zero açúcar); o petisco de açaí e chia da Native Berries; vinagre de Açaí da SoulBrasil Cuisine; e biscoitos de açaí, banana e whey protein da Qpod.

O Brasil apresentou uma gama diversificada de produtos de qualidade saudáveis e nutritivos, desde a água de coco, mais conhecida, a outros que os europeus só agora estão descobrindo, como o “exótico” cupuaçu da Amazônia. Os europeus estão claramente interessados pela qualidade das frutas e produtos brasileiros: as exportações brasileiras de frutas para a UE subiram 10% nos últimos três anos, com um crescimento de 9,9% entre 2014 e 2017.

“A participação do Brasil no SIAL Paris 2018 mostrou a grande ambição e o pensamento moderno de um dos maiores produtores de alimentos do mundo", disse o Embaixador Roberto Jaguaribe, Presidente da Apex-Brasil.  “A vasta gama de produtos apresentada no evento deste ano é a prova da qualidade e da diversidade dos nossos produtos. Estamos entre os líderes mundiais em novas e empolgantes opções saudáveis de alimentos especializados, voltados ao exigente mercado europeu. As 160 empresas brasileiras participantes desta edição demonstram claramente o compromisso do país com a inovação e a sustentabilidade na produção de alimentos ". 

A Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior, organizando diversas iniciativas para promoção das exportações brasileiras. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.