EMPRESAS BRASILEIRAS PARTICIPAM DA CPHL WORLDWIDE



EMPRESAS BRASILEIRAS PARTICIPAM DA CPHL WORLDWIDE

Feira líder global no segmento, a CPhI Worldwide está em sua 26ª edição e espera receber mais de 36 mil visitantes de 150 países além de 2.500 expositores. A feira, que será realizada este ano em Madri, na Espanha, é o principal evento do ano no calendário de internacionalização das empresas e do projeto Brazilian Pharma Solutions, coordenado pela Associação Brasileira de Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI) com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Estima-se que um número expressivo das maiores empresas brasileiras fabricantes de medicamentos e de farmoquímicos do Brasil, participantes do Projeto Setorial Brazilian Pharma Solutions, estarão presentes ao evento entre os dias 13 e 15 de outubro. Além de vitrine para as empresas brasileiras exporem suas marcas e produtos, o pavilhão brasileiro tornou-se também ponto de encontro para que os diferentes stakeholders no processo de internacionalização dialoguem sobre o tema. O espaço é organizado há mais de 20 anos pela Abiquifi e ao longo do tempo foi ganhando relevância na agenda das empresas, entidades e autoridades de governo.

 

Para esse ano confirmaram presença no Pavilhão Brasileiro o Presidente da Anvisa, Dr. Jarbas Barbosa, e o presidente da FINEP, Luis Manuel Rebelo Fernandes. No dia 14/10, no auditório do pavilhão brasileiro, será realizada a cerimônia de lançamento do Edital que financiará a parceria entre empresas brasileiras e espanholas para o intercâmbio de tecnologias e desenvolvimento de produtos. O documento é resultado do convênio de cooperação já assinado entre a FINEP e o Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial Espanha (CDTI). Durante a CPhl também ocorrerão rodadas de negócios entre empresas brasileiras e espanholas.

 

No dia 15/10, a convite da Anvisa, Abiquifi e Apex Brasil, os representantes das Agências Sanitárias do Chile, Colômbia e Peru estarão no pavilhão brasileiro para um encontro de atualização sobre os procedimentos sanitários dos países e sobre as possibilidades de interação entre as Agências Sanitárias. O setor privado brasileiro também terá a chance de intercambiar informações com estas agências dos países que fazem parte do processo de internacionalização da cadeia farmacêutica-farmoquímica.

 

Na última edição da feira, realizada em 2014 em Paris, na França, as empresas participantes do pavilhão brasileiro contataram mais de 1300 clientes de diversos países como: Alemanha, Argélia, China, Coreia, Egito, Espanha, EUA, França, Índia, Indonésia, Inglaterra, Itália, Reino Unido, Rússia e Suíça, somando um total de US$ 21,5 milhões em negócios estimados.

 

Entidades congêneres como Abifina, Alanac, Sindusfarma, Interfarma e PróGenéricos também apoiam e participam ativamente do Projeto Setorial Brazilian Pharma Solutions e das ações do mesmo. Para que as empresas possam focar apenas na geração de negócios, o Projeto Brazilian Pharma Solutions disponibiliza toda a infraestrutura necessária como montagem, comunicação, catering, espaço para reuniões individuais e palestras.

 

Sobre o Projeto Brazilian Pharma Solutions

O Brazilian Pharma Solutions é o projeto de internacionalização dos setores farmoquímico e farmacêutico brasileiros, coordenado pela Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos) com apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é ampliar a participação das empresas da cadeia produtiva farmacêutica e farmoquímica brasileira no cenário internacional, visando ao aumento das exportações, troca de tecnologia, atração de investimentos e a internacionalização do setor. O Brazilian Pharma Solutions realiza ações de inteligência e prospecção de mercados, marketing internacional, cursos e workshops, feiras internacionais, rodadas de negócios, missões comerciais, dirigidas a diversos países nos cinco continentes.

 

A iniciativa conta ainda com o apoio de outras entidades setoriais, como Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), Alanac (Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais), Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos) e Abifina (Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina).

 

Sobre a Abiquifi

A Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos – Abiquifi – é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1983 e congrega empresas do setor farmoquímico e de insumos farmacêuticos. Seu maior objetivo é estimular a produção de insumos farmacêuticos no Brasil, assim como a internacionalização da cadeia produtiva farmacêutica dos segmentos humano e veterinário.

 

A Abiquifi possui seu portal na Internet (www.abiquifi.org.br) com várias informações sobre o mercado, estatísticas, legislações pertinentes e muitos outros dados importantes; publica anualmente um Index que registra todas as produções de farmoquímicos e insumos farmacêuticos do MERCOSUL, além de coordenar o projeto de internacionalização dos setores farmoquímico e farmacêutico.

 

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.

 

A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 11 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

 

A Agência também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.