EMPRESAS BRASILEIRAS PARTICIPAM DE FEIRA NOS ESTADOS UNIDOS
Empresas associadas à ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e que fazem parte do Projeto Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estarão presentes em Miami, entre os dias 2 e 4 de agosto para participação na FIME (Florida International Medical Equipment Trade), mais importante evento voltado a este setor dos Estados Unidos.
A feira é especializada em equipamentos para a área médica, abrangendo produtos biomédicos, tecnologia de comunicações, equipamentos de diagnóstico, produtos médicos descartáveis, equipamentos eletro-médicos, equipamentos de emergência, equipamentos hospitalares, equipamentos de laboratório, produtos de cuidados em longo prazo, medicamentos, cuidados de enfermagem, de ortopedia produtos farmacêuticos, produtos de reabilitação, cirurgia, aparelhos de tratamento, com foco na América Latina.
Para Laísa França, coordenadora de promoção comercial da ABIMO, a participação brasileira na FIME fortalece a imagem da indústria médico-hospitalar. “A FIME é uma feira com foco no mercado latino-americano. A participação das empresas brasileiras em todos os anos é importante para que elas possam encontrar distribuidores e fechar negócios para todo o segundo semestre do ano”, ressaltou.
No ano passado, o volume de negócios em 12 meses, provenientes de contatos da feira girou em torno de US$ 7 milhões. No total, 31 empresas associadas ao projeto participaram e contataram clientes de vários países, como: Alemanha; Arábia Saudita; Argélia; Argentina; Austrália; Bahamas; Bangladesh; Bolívia; Canadá; Chile; China; Colômbia; Coréia do Sul; Costa Rica; Cuba; Egito; El Salvador; Equador; Eslovênia; Espanha, entre outros.
Participarão desta edição as empresas associadas: Agaplastic, Atrasorb, Baumer, Casex, Carci, Cbemed, Corcam, Dynamed, Engimplan, Exxomed, Fami, Fanem, Freedom, GMI, Hospimetal, Ibramed, Icelera, Inpromed, Imec, Loktal, Lupetec, Medpej, Neoortho, Phoenix, Schioppa, Sismatec, Traumec, Teb, Unitec e Ventura.
Expectativas
A Corcam Tecnologia, companhia que desenvolve soluções tecnológicas para monitorar a saúde humana, participará pela 1ª vez da FIME. O objetivo da empresa é promover sua tecnologia e conquistar potenciais parceiros. Para isso, a Corcam investiu muitos recursos nos últimos anos para a proteção de sua propriedade intelectual e obtenção de licenças das agências reguladoras no Brasil e fora. “No evento, vamos apresentar o NEXCOR, sistema de monitoramento autônomo e inteligente para acompanhamento da saúde do coração, capaz de detectar precocemente possíveis intercorrências cardíacas. O sistema já possui registro na Anvisa, FDA, Patente Americana concedida pelo USPTO e depósitos de pedido de patente na CE (Comunidade Europeia), Canadá, Japão, Índia e Brasil”, disse Carlos Melo, vice-presidente de novos negócios e relações com o mercado da Corcam.
Para Caio Cesar Martins, diretor administrativo da Lupetec, fabricante de equipamentos para laboratório, a feira é importante para o setor, pois é um canal para identificação de novos mercados, como América do Norte e América Central, para prospecção de negócios e promoção da imagem da empresa. “A feira teve muita importância em nossa primeira participação, pois conseguimos desenvolver dois novos distribuidores e esperamos que o cenário se repita nessa edição”, pontuou o diretor, que ainda destacou: “Levaremos para a FIME um Micrótomo, equipamento utilizado para realização de cortes de tecidos para Anatomia Patológica e Histologia”.
Missão empresarial
A ABIMO e a Biomedical Engineering Alliance & Consortium (Beacon), do estado norte-americano de Connecticut, firmaram um acordo de cooperação bilateral para incentivar a troca de experiências e o desenvolvimento entre as regiões. O documento final do tratado será assinado durante a FIME. A missão empresarial é a primeira ação concreta resultante da aproximação entre as duas instituições. “Acreditamos que temos muitos assuntos de interesse comum e nossa parceria pode ser bastante produtiva em termos de transferência de tecnologia, inovação e desenvolvimento”, afirma a gerente de marketing e exportação da ABIMO, Clara Porto.
“Enxergamos muitas possibilidades de trocas de experiências de nossas empresas e institutos de pesquisa com os brasileiros. Há muito para ser compartilhado e um campo enorme que podemos explorar juntos. O Brasil é um país inovador e há similaridades com Connecticut. Nós amamos inovação, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de ideias que podemos levar ao mercado”, confirma o vice-presidente de Business Recruitment do Connecticut Economic Resource Center (CERC), Jason Giulietti. Ele esteve no Brasil em maio para discutir a parceria com a ABIMO, conhecer companhias brasileiras e participar da Feira Hospitalar.
Os Estados Unidos são o maior mercado de equipamentos médicos e hospitalares do mundo e a região nordeste do país concentra quase um terço das 6,5 mil empresas do setor, em especial no estado de Connecticut, reconhecido polo da atividade, com mais de 800 empresas. Cerca de 15% da população do estado têm graduação avançada nesse ramo de atuação e aproximadamente 15% da produção total de aparatos médicos e insumos se concentra no corredor entre as áreas metropolitanas de New Haven e Hartford, um segmento que emprega mais de 1,2 milhão de pessoas.
SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.
SOBRE A ABIMO
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.
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