EMPRESAS BRASILEIRAS PARTICIPAM DE MISSÃO DE INOVAÇÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS



EMPRESAS BRASILEIRAS PARTICIPAM DE MISSÃO DE INOVAÇÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS

Um grupo de 14 empresas participa, entre os dias 11 e 15 de dezembro, de uma Missão de Inovação focada na Indústria 4.0 para os Estados Unidos. Representantes da Altenburg, Audaces, Coteminas, Elastan, Generalle, ITM, Karsten, Malwee, Paramount, RVB Malhas, Soutex, Texion, Villa Têxtil e Irmãos Perfeito irão vivenciar uma agenda que passa por Boston, Raleigh e Atlanta, e inclui visitas a algumas das principais instituições de ensino do mundo e a laboratórios têxteis e de confecção de última geração. A ação é realizada pelo Texbrasil, resultado de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Entre os principais lugares que serão visitados estão o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), o College of Textiles da Universidade do Estado da Carolina do Norte, a empresa de automação de costura Softwear e a Georgia Tech University. Para Márcio Bertoldi, Diretor Financeiro, e Leôni Pasold, Gerente de Inovação da Karsten, a missão tem a importância estratégica de auxiliar na identificação das tecnologias mais inovadoras do mundo. “A missão é um momento de prestar atenção nas novidades, visto que proporciona momentos de aprendizado em que profissionais têm contato com o que há de mais avançado em tecnologias”, revelaram.

O Diretor Vice Presidente da Coteminas, Pedro Bastos, acredita que a missão irá permitir contatos com entidades de 1º nível no mundo em termos de inovação e técnicas disruptivas, e também com processos de produção totalmente automatizados. “Isso irá permitir que a companhia possa imaginar como estender o que for visto para as diversas atividades de seu ciclo de produção e outras atividades”, contou. Outro participante da ação é o Diretor Industrial do Grupo Malwee, Amilcar Nagel, que espera poder comparar o que é feito hoje na empresa com o que há de novo no mercado, a fim de direcionar sua equipe para o que está por vir. “Espero adquirir conhecimento para desafiar nossa equipe a pensar diferente e não determinar limites no que é possível realizar”, concluiu.

Sobre o Texbrasil

O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1,5 mil empresas utilizaram os serviços do Programa, entre eles encontro com compradores e jornalistas internacionais, participação em feiras e eventos em todo o mundo, ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design, e realização de pesquisas e prospecções de mercado.