EMPRESAS BRASILEIRAS PARTICIPAM DE MISSÃO DE INOVAÇÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS
Um grupo de 14 empresas participa, entre os dias 11 e 15 de dezembro, de uma Missão de Inovação focada na Indústria 4.0 para os Estados Unidos. Representantes da Altenburg, Audaces, Coteminas, Elastan, Generalle, ITM, Karsten, Malwee, Paramount, RVB Malhas, Soutex, Texion, Villa Têxtil e Irmãos Perfeito irão vivenciar uma agenda que passa por Boston, Raleigh e Atlanta, e inclui visitas a algumas das principais instituições de ensino do mundo e a laboratórios têxteis e de confecção de última geração. A ação é realizada pelo Texbrasil, resultado de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Entre os principais lugares que serão visitados estão o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), o College of Textiles da Universidade do Estado da Carolina do Norte, a empresa de automação de costura Softwear e a Georgia Tech University. Para Márcio Bertoldi, Diretor Financeiro, e Leôni Pasold, Gerente de Inovação da Karsten, a missão tem a importância estratégica de auxiliar na identificação das tecnologias mais inovadoras do mundo. “A missão é um momento de prestar atenção nas novidades, visto que proporciona momentos de aprendizado em que profissionais têm contato com o que há de mais avançado em tecnologias”, revelaram.
O Diretor Vice Presidente da Coteminas, Pedro Bastos, acredita que a missão irá permitir contatos com entidades de 1º nível no mundo em termos de inovação e técnicas disruptivas, e também com processos de produção totalmente automatizados. “Isso irá permitir que a companhia possa imaginar como estender o que for visto para as diversas atividades de seu ciclo de produção e outras atividades”, contou. Outro participante da ação é o Diretor Industrial do Grupo Malwee, Amilcar Nagel, que espera poder comparar o que é feito hoje na empresa com o que há de novo no mercado, a fim de direcionar sua equipe para o que está por vir. “Espero adquirir conhecimento para desafiar nossa equipe a pensar diferente e não determinar limites no que é possível realizar”, concluiu.
Sobre o Texbrasil
O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1,5 mil empresas utilizaram os serviços do Programa, entre eles encontro com compradores e jornalistas internacionais, participação em feiras e eventos em todo o mundo, ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design, e realização de pesquisas e prospecções de mercado.