EMPRESAS DE CACHAÇA PARTICIPAM DA BARRA MÉXICO 2016
No dia 23 de agosto participantes do Projeto Cachaça: “Taste the new, taste Brasil”, realizado pelo IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estarão presentes na Cidade do México, durante a segunda edição da Barra México 2016.
O evento é o primeiro e único da América Latina especializado em profissionais da indústria de destilados premium, com presença de produtores e bartenders internacionais. A feira atrai mais de 150 diferentes marcas premium e mais de 1500 profissionais do ramo, incluindo importadores e distribuidores não só do México, mas de toda a América Latina. Com foco na realização de negócios, é uma excelente oportunidade para empresas que buscam clientes nestes locais.
A feira também um ponto de encontro de líderes mundiais da indústria de destilados, onde são apresentadas as principais tendências internacionais e os aspectos mais relevantes para o segmento de coquetéis. Nesta edição, a Cachaça, destilado exclusivo e genuinamente brasileiro, será representando por quatro empresas: Pitú (PE), Weber Haus (RS), Velho Barreiro (SP) e Cachaça Middas (SP).
Considerando o momento positivo da Cachaça no México, a feira é uma excelente oportunidade para promoção do destilado brasileiro no mercado mexicano. Em 2015 o Brasil exportou pouco mais de 7 milhões de litros do destilado exclusivamente brasileiro para 61 países. Deste total, apenas 0,54% do total (quantidade) exportado de Cachaça foi para o México.
Considerando que dados de 2014 da International Wine and Spirits Research (IWSR) indicam que o México é um dos 10 países que concentram 70% do consumo de bebidas alcoólicas em todo o mundo, a Cachaça tem muito espaço para crescimento, destaca Carlos Lima, Diretor Executivo do IBRAC.
Logo após o período da feira, está prevista, em Guadalara, a renovação do Acordo de Cooperação Mútua entre o IBRAC e Conselho Regulador da Tequila (CRT).
Sobre o Projeto:
O Projeto Cachaça: Taste the new, Taste Brasil teve início em 2012. O convênio entre o IBRAC e a Apex-Brasil foi renovado em dezembro de 2014, com duração de dois anos e prevê investimentos de R$ 1,3 milhão. O projeto conta hoje com a participação de 52 empresas, entre micro, pequenas, médias e grandes.
Esses recursos vêm sendo utilizados em ações de promoção da Cachaça no mercado internacional, especialmente em países prioritários do projeto: Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido.
Sobre o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC)
O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) foi fundado em 2006 e conta com empresas e entidades de classe (seus associados), provenientes de todas as regiões produtoras de Cachaça.
A criação do IBRAC foi um grande passo para a Cachaça, pois foi o primeiro esforço setorial envolvendo micro, pequenas, médias e grandes empresas, além de entidades de classe do setor, na construção de uma entidade nacional.
O IBRAC é responsável pelas ações visando à proteção e defesa, no Brasil e no Exterior, da Indicação Geográfica “CACHAÇA” e se dedica ao processo de promoção, consolidação e reconhecimento da Cachaça como um destilado genuinamente brasileiro.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.