EMPRESAS DO BHD PODEM TER APOIO INDIVIDUAL PARA REALIZAÇÃO DE MISSÕES COMERCIAIS
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios), por meio do Projeto Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), lança uma nova iniciativa de promoção comercial voltada ao suporte individual para empresas associadas. Trata-se do “Matchmaking Individual – Apoio à realização de missões comerciais”. Assim, as empresas terão a oportunidade de, individualmente, selecionar países que sejam essenciais às suas estratégias competitivas internacionais para exploração alinhada às suas características e necessidades. “As empresas terão amplas condições de encontrar potenciais compradores em países-alvo escolhidos por elas mesmas”, explica Rafael Cavalcante, especialista em Acesso a Mercados Internacionais da ABIMO.
A ação consiste essencialmente no subsídio à contratação de consultoria de mercado especializada em serviços de matchmaking voltada a países que sejam mercados-alvo do atual convênio. Todavia, o Matchmaking Individual somente poderá ser direcionado a mercados-alvo para os quais o projeto setorial não tenha missões prospectivas e/ou comerciais planejadas até outubro de 2019. Estão excluídos, portanto, os seguintes mercados-alvo: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Emirados Árabes Unidos, Irã, Tailândia e Indonésia.
A ação deve contemplar seis empresas em 2018 e mais seis em 2019, que deverão, como forma de contrapartida, realizar uma missão aos países que escolherem para cumprir uma agenda de reuniões e visitas técnicas. Há ainda a opção de a missão dar-se no sentido inverso, ou seja, com a empresa brasileira trazendo empresas estrangeiras selecionadas como convidadas para conhecerem sua fábrica e suas demais instalações no Brasil, de modo a também ampliar oportunidades de desenvolver novos negócios.
“Caberá à ABIMO determinar a consultoria a ser contratada de acordo com o mercado que cada empresa selecionar”, explica Cavalcante. “Ou seja, a depender do mercado-alvo – perfil, características e oferta de fornecedores com condições de atendê-lo –, a ABIMO selecionará consultoria especializada que seja mais adequada, tanto para desenvolver a solicitação e os interesses de cada empresa, quanto em termos de expertise em relação ao mercado selecionado.”
O investimento do projeto setorial será de até US$ 6 mil por empresa, para um número limitado a até três mercados selecionados para a ação. As empresas deverão investir na ação, como contrapartida financeira, valor mínimo de US$ 6 mil. As empresas podem se inscrever até 10 de abril.
A ação destina-se a todas as verticais do Projeto Brazilian Health Devices – Médico-Hospitalar, Reabilitação, Laboratório e Odontologia, bem como está disponível somente a empresas que estejam, no mínimo, no nível experiente de maturidade exportadora. Isso significa que é preciso cumprir alguns critérios, detalhados no Guideline do Projeto, para que seja possível participar.
SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.