EVENTO LEVA QUALIDADE E INOVAÇÃO AO VALE DO SILÍCIO



EVENTO LEVA QUALIDADE E INOVAÇÃO AO VALE DO SILÍCIO

Terminou em São Francisco (EUA), a Brasil Week Silicon Valley, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para mostrar a investidores norte-americanos investidores o ecossistema de capital empreendedor no Brasil, com suas peculiaridades, tendências e oportunidades.

 

A semana contou com uma série de atividades envolvendo startups e fundos de investimentos brasileiros de venture capital, que se encontraram, em cinco eventos, com investidores norte-americanos. No início da semana, as startups apresentaram soluções de tecnologia para setores como agritech, cleantech e biotech a um público qualificado de investidores e formadores de opinião durante o 3º Demo Day Apex-Brasil & Start-Up Brasil.

 

“Foi uma excelente oportunidade de networking. Fizemos contatos com empresários, investidores e outras pessoas desse ecossistema, cujo acesso é muito difícil para uma startup sozinha. A missão encurtou o caminho e nos proporcionou aprendizados como o curso de Design Think na Universidade de Berkeley que mostrou soluções que podem ser facilmente aplicadas na gestão da empresa”, avaliou Alexandre Dal Fabbro, da Chipus, startup que desenvolve uma plataforma de customização de chips com alta eficiência energética para uso da indústria.

 

Para Danilo Leao, da Bov Control, que participou pela segunda vez do Demo Day, houve um ganho de compreensão sobre o Vale do Silício. “Aprofundamos o conhecimento das regras do jogo locais, além das oportunidades de contatos estratégicos. Nessa semana consegui três encontros com um mesmo investidor e já temos uma negociação em andamento. Foi um programa de alto nível, que nos trouxe uma ótima surpresa”, comentou. A Bov Control comercializa uma ferramenta voltada para pecuaristas que faz a coleta de dados sobre a fazenda e os animais, gerando relatórios que apoiam as tomadas de decisão do fazendeiro. “Já operamos em 26 mil fazendas, sendo pouco mais da metade no Brasil e o restante em países como EUA, México, Colômbia, África do Sul e Nigéria”, completa.

 

Investimentos em capital empreendedor

Um dos eventos da Brasil Week foi o seminário organizado pela Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP) que promoveu um debate entre fundos de investimentos brasileiros de venture capital e investidores estrangeiros. O evento reuniu também executivos de empresas como Bradesco, Samsung e Microsoft Ventures, e debateu temas como o cenário de Venture Capital na América Latina e como o Brasil se posiciona nele. Foram discutidos ainda a legislação brasileira em torno desses investimentos e o papel dos investidores no desenvolvimento de um ecossistema de Venture Capital na América Latina e o Corporate Venture nos mercados emergentes.

 

Para a representante do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Mundial, Susana Garcia-Robles, que foi uma das debatedoras, o evento incorporou temas importantes e deu espaço para os investidores brasileiros falarem de sua atuação, além de confirmar que o Vale do Silício está começando a focar na América Latina. “O Brasil tem uma boa base de fundos, de investidores, e empreendedores e tem um ecossistema já desenvolvido. Está passando por um momento complicado para a busca de investimentos, mas é um pais que tem muita resiliência e vai se recuperar”, avalia Susana. “A confiança no país já começa a voltar e creio que até meados do ano que vem estará retomada. Esta não é a primeira crise do Brasil e o país oferece grandes oportunidades, quem tem visão de médio a longo prazo sabe disso. Há razões para ser otimista”, concluiu.

 

Para a coordenadora de Investimentos da Apex-Brasil, Juliana Vasconcelos, a semana de eventos foi um avanço no posicionamento do Brasil em uma região de alto interesse para investimentos em inovação e em capital empreendedor. “Levamos esse grupo de empresas a um novo patamar e posicionamos a qualidade das empresas brasileiras perante os investidores do Vale do Silício, com um grande ganho de imagem para o Brasil enquanto parceiro de negócios e destino de investimentos estrangeiros”, comentou. “Destacamos ofertas brasileiras em termos de inovação e criatividade, com destaque para as tecnologias de biotech, agritech e cleantech, e para as que integram mais de uma vertente e apresentam soluções multidisciplinares”, complementou.

 

Mais informações para imprensa: imprensa@apexbrasil.com.br – 61 2027 0775.