EMPRESAS DO SETOR DE CONFECTIONERY INOVAM PARA EXPORTAR
Com o objetivo de ampliar a presença e a participação no mercado internacional, a ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – desenvolveram em 2013 projeto para estimular as empresas brasileiras a investirem em inovação. Um ano depois, já surgem os primeiros resultados positivos das empresas Amma, Docile, Embaré, Nugali, Peccin e Santa Helena.
A Embaré Indústria Alimentícia recebeu o prêmio Ouro na categoria Competitividade Internacional – Produtos para Exportação, promovido pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem). A empresa se destacou com as embalagens que reforçam referências étnicas e culturais que trazem lendas indígenas e a linguagem do cordel, valorizando a brasilidade. A linha chamada Embaré Brazilian Delights leva ao mercado seis novos sabores típicos de balas: açaí, cupuaçu, graviola, manga, mamão e pitanga.
Exportadora para nove países, a Amma oferece ao mercado exterior os Nibs de Cacau (amêndoa de cacau levemente torrada e triturada), chocolate em pó e cacau em pó, todos orgânicos. Os chocolates 30% e 45% ao leite, e os orgânicos 50%, 60%, 75%, 85% e 100% cacau impactam com embalagens que remetem à floresta brasileira. Resgatar e preservar a natureza por meio do cacau é parte da estratégia de sustentabilidade da empresa, e as embalagens, feitas manualmente, tornam evidente esse apelo. Além dos chocolates, outro produto que leva a marca da brasilidade é o Theobrama Grandiflorum Cupuaçu, que valoriza a fruta típica do País.
A Docile, que exporta para 30 países, pretende conquistar maior participação no exterior com um portfólio baseado na brasilidade. Os produtos Minty Minty, Dente de Vampiro, Cobrinhas Azedinhas e Doci Maxmallows ganharam as cores do Brasil no próprio produto, assim como, nas embalagens. Figuras como a baiana, o cangaceiro, o sambista, o Cristo Redentor estampam as embalagens que homenageiam o Brasil e suas vertentes culturais.
Durante a ISM (maior feira de confectionery do mundo, sediada na Alemanha) em janeiro desse ano, a catarinense Nugali surpreendeu com a linha Cacau em Flor. O produto, além de explorar o sabor do chocolate brasileiro, possui embalagem que homenageia o cacau com ilustrações da planta e cores inspiradas no fruto. Além disso, as embalagens receberam textos em inglês e espanhol.
Com um terço de sua produção voltada ao mercado externo, a Peccin realiza a substituição de corantes e aromas artificiais pelos naturais. No mês de setembro, a empresa foi credenciada a exportar para mercados e consumidores islãs, por intermédio da Certificação Halal. O documento aumenta a expectativa da empresa em ampliar a venda não só para consumidores muçulmanos, como também para uma gama de clientes mais exigentes, que contam com o selo como garantia de qualidade e segurança.
A linha Amindu’s, da Santa Helena, acaba de passar por uma ampla reformulação das embalagens e ganhar os novos sabores pimenta com limão e mostarda e mel. Elementos e frases que retratam a ocasião de consumo do amendoim são transmitidos por imagens impressas nos pacotes, tais como, o amendoim sendo servido na cumbuca ou no happy hour. Foram mantidas as cores tradicionais e características, vermelha para o Amindu’s torrado e salgado e branca para o Amindu’s sem sal.
Sobre a ABICAB:
A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.
Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Programa Sweet Brasil, criado em março de 1998, que tem por objetivo promover os produtos brasileiros no mercado externo, por meio de parceria com a Apex-Brasil.
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