EMPRESAS DO TEXBRASIL SÃO DESTAQUE NO RANKING FDC



EMPRESAS DO TEXBRASIL SÃO DESTAQUE NO RANKING FDC

As marcas de moda brasileiras Dudalina, Puket e Hering são destaque na sexta edição do Ranking FDC de Internacionalização de Franquias Brasileiras, estudo elaborado pela Fundação Dom Cabral que classifica as empresas que se expandem por meio de redes de franqueadas no exterior. As três marcas são participantes do Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, resultado de uma parceria entre a Abit e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Dudalina é a 3ª colocada no ranking que avalia as empresas brasileiras com franquias no exterior e comemora a premiação. “Esse resultado vem coroando nossa atuação e estratégia. Temos um plano de expansão internacional para os próximos anos estruturado e de crescimento e nosso objetivo é criarmos uma marca internacionalizada”, afirma o vice-presidente da empresa, Ilton Rogerio Tarnovski. A Dudalina conta hoje com 16 lojas fora do Brasil, apresentando um índice de 40% de unidades franqueadas no exterior.

 

A Puket, 8ª colocada no ranking, teve um aumento de 67,3% em seu índice de internacionalização em 2016 em relação a 2015, segundo o estudo. A marca entrou em quatro novos mercados na América do Sul neste ano e aponta o Oriente Médio como seu principal mercado. “Em 2016 abrimos lojas no Peru, Bolívia e Emirados Árabes, onde já tínhamos lojas, mas também exploramos novos mercados como Catar, no início deste ano, e também no Paraguai, que abre ainda este mês”, revela a gerente de mercado externo Joana Wichmann. Já a Hering alcançou o 9º lugar no ranking de internacionalização de franquias, ficando também em 3º lugar na classificação pelo índice de receitas de venda de produtos no exterior.

 

O Ranking FDC de Internacionalização de Franquias Brasileiras se utiliza de um índice desenvolvido pelo Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da Fundação Dom Cabral e tem como foco os aspectos específicos da expansão internacional por meio do sistema de franchising. O relatório faz parte do Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras que, desde 2006, aponta um panorama da internacionalização das empresas brasileiras buscando entender seus desafios, benefícios e perspectivas.