FRUIT LOGISTICA: BRASIL FECHA US$ 27,5 MILHÕES EM NEGÓCIOS
As quatorze empresas brasileiras de frutas que participaram da Fruit Logistica 2015, realizada em Berlim (Alemanha) entre 4 e 6 de fevereiro, fecharam US$ 27,5 milhões em negócios durante o evento. A presença brasileira na feira – considerada uma das mais importantes do setor – foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Os exportadores brasileiros negociaram durante o evento frutas frescas como melões, melancias, bananas, papaias, limões, mangas, goiaba e maçãs. Eles fizeram mais de 550 contatos de negócios com importadores europeus e do Oriente Médio. A feira recebeu visitantes de mais de 140 países. Além da organização do pavilhão brasileiro, a Apex-Brasil ofereceu às empresas ações de aproximação com importantes players do mercado, como a Univeg, um dos maiores importadores de frutas da Europa.
A Alemanha é o segundo maior importador de produtos brasileiros na União Europeia e um mercado importante para as exportações brasileiras de frutas. Aproximadamente 80% das frutas consumidas no país são importadas, principalmente laranjas, bananas, maçãs e uvas. Diversas frutas brasileiras, tais como melão, limão, figo e mamão já são encontradas nas redes varejistas de alimentos da Alemanha e há potencial para incremento do comércio desses produtos.
O Brasil é um dos cinco principais exportadores mundiais de alimentos e bebidas. Em 2014, as exportações de produtos do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 96,75 bilhões, sendo 70% (US$ 68,13 bilhões) em alimentos e bebidas. O país é o principal fornecedor mundial de carne bovina e de frango, açúcar, café, soja e suco de laranja. O Brasil é também um dos líderes globais na produção de frutas frescas, com um cultivo anual de cerca de 42 milhões de toneladas.
Imprensa – Apex-Brasil
(61) 2027-0775
imprensa@apexbrasil.com.br