EMPRESAS LANÇAM PROJETOS FEITOS COM APOIO DO DESIGN EXPORT



EMPRESAS LANÇAM PROJETOS FEITOS COM APOIO DO DESIGN EXPORT

Quatro empresas brasileiras do setor de vidro lançaram, na 50ª edição da feira Gift Fair, em São Paulo, novos produtos e marcas desenvolvidos com o apoio do projeto Design Export Grandes Empresas, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Abedesign (Associação Brasileira das Empresas de Design).

 

Cristaleria Ruvolo, Decorglass, Invicta e Luvidarte são as companhias que mostraram novidades aos mais de 65 mil visitantes brasileiros e estrangeiros que estiveram na feira, realizada de 23 a 26 de fevereiro no ExpoNorte.

 

Com o apoio do Design Export, as fabricantes de utilidades domésticas em vidro Cristaleria Ruvolo e Decorglass desenvolveram projetos para alterar o posicionamento de suas marcas e identidades visuais no mercado internacional. A fabricante de garrafas térmicas Invicta – líder no mercado nacional – alterou rótulo, embalagens e forma de exposição em ponto de vendas. Já a Luvidarte criou três novas linhas, com aproximadamente 70 peças, de produtos de decoração.

 

“Trabalhamos com serigrafia para criar novas linhas. O projeto nos auxiliou muito ao possibilitar fazermos uma pesquisa de mercado com clientes internacionais. Esperamos na feira receber compradores da América Latina e aumentar nossas vendas para a região”, diz Marco Santos, da Luvidarte.

 

“Com o projeto, conseguimos o que desejávamos há muito tempo, que era mudar o rótulo das garrafas sem aumentar o custo de produção. Acreditamos que com o projeto teremos mais destaque no ponto de venda e ganho de mercado. Além disso, também alteramos os displays de ponto de venda e o site, que passou a ser exibido em quatro línguas”, conta Daniela Vital, gerente de marketing da Invicta.

 

Entenda o Design Export Grandes Empresas

 

O Design Export Grandes Empresas – parceria da Agência com a Abedesign – beneficia, neste primeiro momento, oito empresas integrantes do Glass Brasil, projeto setorial da Apex-Brasil em parceria com o Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos do Estado de São Paulo (SINDIVIDRO). O setor de vidros vinha perdendo competitividade em mercados importantes por conta do design inadequado de produtos e embalagens em relação aos desejos dos consumidores. O projeto foi pensado para alterar esta situação, possibilitando que as empresas possam se reposicionar em mercados prioritários, como os Estados Unidos e em países da América Latina, como Peru, Chile, Equador e outros.

 

Entre julho e setembro de 2014, as empresas participantes tiveram o apoio de uma consultoria para identificar que tipo de projeto de inovação e design traria mais impactos na estratégia da empresa. O trabalho indicou a realização de projetos de Design de Produto, Estratégico, Gráfico, Digital, de Embalagem, de Branding e de reformulações em Ponto de Venda. Além das quatro que lançam novos produtos na GiftFair, participam do projeto também as empresas Nadir Figueiredo, Oxford Porcelanas, Cristais São Marcos e Wheaton.

 

Para Marco Aurélio Lobo, gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil, o design é um grande veículo de inserção da inovação para exportação. “É a forma mais concreta para o empresário entender a inovação, por meio do desenvolvimento de um novo produto ou de um aperfeiçoamento, utilização de novos materiais, novas aplicabilidades que permitem com que ele trabalhem um novo público, diversifique e acesse novos mercados”, afirma.

 

De acordo com a gerente do projeto Design Export Grandes Empresas na Abedesign, Andreia Gentilini Milan, o design tem sido cada vez mais valorizado pela indústria, sendo o setor de vidro um dos destaques. “O potencial é enorme e o design é primordial para tornar os negócios mais competitivos. A contratação de escritórios de design causa um grande impacto no ambiente interno das empresas, que passam a ver o tema de outra forma, o que gera um efeito positivo permanente”, afirma.

 

Design Export

 

Em 2013, a Apex-Brasil lançou o programa Design Export com o objetivo de incentivar empresas brasileiras a terem o design em suas agendas estratégicas, para produtos, processos, marketing, dentre outros.

 

Ao longo de dois anos, o Design Export levou a inovação para 60 cidades de 7 diferentes estados brasileiros, auxiliando na criação de 120 projetos de produtos ou serviços inovadores voltados à exportação.

 

O programa funciona como uma ponte entre os empresários e os designers, estimulando o uso do design como ferramenta para a inovação. Os participantes recebem apoio para identificar os profissionais mais adequados às suas necessidades e têm acesso a recursos financeiros para a contratação do serviço de desenvolvimento do produto inovador.

 

 

Imprensa – Apex-Brasil

(61) 2027-0775

imprensa@apexbrasl.com.br