EMPRESAS PAULISTAS INICIAM RODADAS DE NEGÓCIOS NA COLÔMBIA



EMPRESAS PAULISTAS INICIAM RODADAS DE NEGÓCIOS NA COLÔMBIA

 

Empresários paulistas mostraram seus produtos e serviços a dezenas de potencias compradores colombianos nesta segunda-feira, 13 de junho, em Bogotá, capital da Colômbia. A iniciativa é realizada pela Investe São Paulo em parceria com a Apex-Brasil, dentro do Programa Paulista de Apoio às Exportações, o SP Export, e terá continuidade nos próximos dias em Lima, Peru.

 

Na abertura da missão comercial em Bogotá, a embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Elisa Berenguer, ressaltou que há um enorme campo para a expansão das atividades comerciais entre o Estado de São Paulo e o país andino:

 

“A Colômbia pós-conflito se revelou uma excelente oportunidade aos empresários paulistas. O Brasil é o maior exportador da América Latina para Colômbia e o quinto do mundo para esse país. A Investe São Paulo teve a visão de abrir esta enorme porta de entrada para os empresários paulistas, o que certamente vai gerar mais empregos e renda para o Estado, que é a locomotiva do Brasil”, observou a embaixadora.

 

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, fez uma explanação técnica sobre o potencial do Estado de São Paulo aos empresários colombianos. Ele sinalizou que há oportunidades de exportação e importação:

 

“Hoje começa um relacionamento entre São Paulo e a Colômbia que vai trazer muitos frutos para a população do Brasil e da Colômbia, que se destaca após conquistar a tão desejada paz e estabilidade institucional”, afirmou o presidente da Investe SP.

 

O gerente de Promoção de Investimentos da Invest in Bogota, Juan Carlos Jiménez, deu as boas-vindas e se colocou à disposição de todos os empresários brasileiros.

 

Já a COO do escritório da Apex-Brasil em Bogotá, Victoria Osorio Sandoval, lembrou que já existem 60 consultas de negócios entre empresas brasileiras e colombianas agendadas para os próximos meses:

 

“A população da Colômbia é quase o total da população do Estado de São Paulo; por isso e pelas afinidades culturais que estão crescendo entre paulistas e colombianos, certamente vamos fechar muitos negócios e gerar empregos dos dois lados”, disse Victoria. 

 

Depois da cerimônia de abertura, tiveram início as rodadas de negócios entre empresários paulistas e compradores colombianos, que se estenderão por todo o dia. Amanhã, as empresas participarão de visitas técnicas a associações comerciais e redes de varejo. 

 

A missão comercial da Investe São Paulo seguirá para Lima, capital do Peru, nesta quinta e sexta-feira.

Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

 

O SP Export é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parte integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), conforme convênio assinado no final de 2015.

 

Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros e seminários de capacitação, além de atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.

 

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.