EQUIPE DO TEXBRASIL DEBATE SUSTENTABILIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO EM SC
Nos dias 21 e 22 de agosto, a equipe do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) —ministrou duas palestras no estado de Santa Catariana, no Sul do país. As palestras abordaram as práticas sustentáveis de produção e como essas podem aumentar a competitividade no mercado global.
O primeiro encontro aconteceu na AMPE (Associação de Micro e Pequenas Empresas) regional da cidade de Brusque e o segundo, durante o evento Febratex (Feira Brasileira para a Indústria Têxtil), em Blumenau. No dia 21, Rafael Cervone, diretor executivo do Programa, falou para um grupo de 30 empresários catarinenses. Na palestra, o executivo apresentou as atividades do Texbrasil e detalhou como a internacionalização pode abrir oportunidades às empresas.
Já durante a Febratex, no dia 22, o bate-papo foi conduzido por Luiza Lorenzetti, da equipe de sustentabilidade e inovação do Programa, e Weber Amaral, Ph.D pela Universidade de Harvard em Biologia Evolucionária e professor da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), quem ministra a Consultoria de Sustentabilidade, novidade entre os serviços do Programa. A apresentação reuniu mais de 70 pessoas. O conteúdo apresentado por Weber e Luiza foi similar ao de Brusque: a adequação de práticas de produção a padrões de sustentabilidade internacionais e importância de trabalhar de maneira responsável nas áreas social e ambiental. Outro foco da conversa foi como a escolha de caminhar pela trilha da sustentabilidade pode ser um fator competitivo no mercado global.
Para Rafael Cervone, os encontros com os empresários são sempre muito ricos por promoverem a troca de ideias e experiências. “Reunimos muitas pessoas nos eventos e já começamos a colher os frutos das apresentações. Temos empresas interessadas na Consultoria de Sustentabilidade e outras querendo saber mais sobre o Programa”, finaliza.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).