EQUIPES DEFINIDAS PARA A BATALHA CRIATIVA DO CALÇADO



EQUIPES DEFINIDAS PARA A BATALHA CRIATIVA DO CALÇADO

 

Depois de uma minuciosa avaliação do potencial das equipes inscritas para a Maratona MUDE, o comitê jurado formado por representantes da indústria calçadista e o estilista João Pimenta, que também será mentor da Batalha Criativa, selecionou as quatro equipes que disputarão o troféu e o prêmio de R$ 20 mil. A Maratona MUDE acontece nos dias 25 e 26 de setembro, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre/RS, e será dividida em dois momentos, uma Batalha Criativa de 24 horas, em que as equipes deverão produzir três protótipos de calçados femininos – somente pé direito -, e uma maratona de conteúdo, com oficinas, palestras, mostras de design e interações criativas. O evento é uma promoção da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Mentor da Maratona, João Pimenta ressalta que a qualificação dos inscritos para a edição 2015 da Maratona MUDE dificultou a escolha. “As equipes eram todas muito qualificadas. Tivemos dificuldade de selecionar apenas quatro”, conta. Para ele, a disputa acirrada já nesta primeira fase indica que o evento cumprirá, mais uma vez, a promessa de revelar talentos para o setor calçadista nacional.

 

Já o coordenador de Desenvolvimento da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que a Maratona vem aproximando cada vez mais a indústria dos criativos, favorecendo a criação de uma cultura de design mais colaborativa e aberta a novas ideias. “O engajamento de jovens talentos e da indústria no processo da Maratona MUDE nos deixa muito satisfeitos, com a sensação de dever cumprido”, comenta.

 

Resgate

 

Para a designer de calçados Miriam Megalhaes, que forma a equipe Rosa com Anderson Soares, José Dilceu dos Santos e Denise Maders, a Maratona MUDE surge em um momento decisivo para o setor calçadista, que além da crise econômica vem enfrentando o desinteresse crescente por parte dos jovens na indústria. “Na mesma semana em que tivemos as equipes divulgadas para a Maratona, o Senai-NH deu um grito de socorro, vindo a público anunciar que o curso Técnico de Calçados está com os dias contados, pois desde 2011 não fecha novas turmas. Das quatro equipes selecionadas para participar da Batalha, três delas têm integrantes formados pelo Senai, isso mostra sua importância e influência no setor”, comenta Miriam, que é formada em Design de Calçados pelo Senai.

 

Para ela, o evento vem justamente para transformar a realidade, instigando o interesse na produção de calçados. “Decidimos participar da edição deste ano da Maratona MUDE para vivenciarmos uma experiência única em nossas vidas e poder, em 24 horas, trazer algo inovador para o segmento”, conclui a designer, sem esconder a expectativa para a Batalha.

 

Experiência

 

A produtora de moda Luísa Giusti, que tem ao lado Alexandre Reichert, Vitoria Cardoso e Allan de Oliveira na equipe amarela, destaca a relevância do evento no meio acadêmico. “Desde cedo, na universidade, somos incentivados a participar de concursos e eventos como esses para entender melhor o campo da moda e design, sendo a Maratona MUDE uma referência nesse segmento pelo seu formato e reconhecimento no setor”, aponta Luísa, que atualmente cursa o sétimo semestre de Moda na Universidade Feevale. Sobre a participação, a produtora ressalta que a expectativa passa pelo aprendizado. “Queremos absorver o máximo possível desta experiência e evoluir como profissionais”, resume.

 

Vitrine

 

Considerando a Maratona MUDE uma “grande vitrine nacional para novos talentos do setor calçadista”, o estilista Mateus Vinícius de Moraes ressalta que o evento proporciona não apenas a demonstração das habilidades dos participantes, mas também promove a capacitação dos mesmos com “bons sapateiros, que colocam a mão na massa”. “Após receber o comunicado de início das inscrições, fui atrás de pessoas que preenchessem os requisitos para formação de uma equipe heterogênea, onde as habilidades dos membros se completassem”, conta o profissional.

 

Moraes acrescenta que a equipe Verde, que forma ao lado de Carolina Fuhrmann, Lea Schilling e Vinícius Wilbert, tem o objetivo principal de aprender e crescer profissionalmente. “Temos certeza que será uma competição muito acirrada, ganhar ou perder faz parte do jogo, mas as experiências vividas durante o evento serão a grande premiação que a Maratona MUDE nos dará”, conclui o estilista.

 

Estudante de Design e atual vencedor do concurso Moda Co, também realizado pela Abicalçados, Roger Roos concorda sobre a importância do evento como vitrine e gerador de networking. “Depois de vermos a primeira edição do evento, eu e a Marina logo falamos que no próximo ano iríamos tentar e convidamos para se juntar a nós outros profissionais”, conta. Roos forma a equipe azul ao lado de Marina Telles, Oseias da Rocha e Eduardo Squena Júnior.

 

A Maratona MUDE é uma realização da Abicalçados e Apex-Brasil que conta com o patrocínio da Couromoda, Francal Feiras e Colorgraf. A Batalha Criativa será aberta ao público em área central do Shopping. Já a programação de conteúdo pode ser conferida no site www.maratonamude.com.br, onde também estão disponíveis os ingressos para o evento.