ESCRITORES PARTICIPAM DE ENCONTRO LITERÁRIO NA CASA BRASIL



ESCRITORES PARTICIPAM DE ENCONTRO LITERÁRIO NA CASA BRASIL

 

"Literatura brasileira de hoje para o mundo de hoje" foi o tema do último encontro "Jabuti entre autores e leitores", que trouxe para a Casa Brasil os jornalistas e escritores Míriam Leitão, vencedora do prêmio de Não-Ficção em 2012 com a obra "Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda" e Edney Silvestre, 1º Lugar na categoria Romance em 2010 com o título "Se eu fechar os olhos agora".

 

Nas quase duas horas de bate-papo, os escritores falaram de suas histórias e de seus sentimentos em relação aos livros, da dedicação ao processo de desenvolvimento, da relação com outros escritores e com a mídia, além de responder às perguntas do público que lotou o auditório do Armazém 1 da Casa Brasil.

 

Ao final, Míriam Leitão e Edney Silvestre autografaram livros e tiraram fotos com o público. "Achei uma ideia ótima, me senti uma atleta ao participar de um evento na época dos Jogos. E uma atleta do livro, uma modalidade que teve seu espaço aqui hoje", declarou a escritora Míriam Leitão. "É muito bom estar aqui fazendo um evento tão interessante, com pessoas participando", disse Edney Silvestre.

 

O guia turístico André Lopes está de férias no Rio e deixou um dia livre para visitar a Casa Brasil. Vindo de Osório, região litorânea do Rio Grande do Sul, André fez questão de agradecer aos autores por compartilharem suas histórias com o público. "A possibilidade de ver esse encontro sobre literatura aqui dentro foi fantástico. Eu queria ver o que a Casa Brasil trazia do Brasil e quando vi que aconteceria a palestra, resolvi participar para conhecer o outro lado dos jornalistas. Só ganhei vindo aqui hoje", destacou André.

 

Organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos Brasileiros (Apex-Brasil), o encontro teve a sua primeira edição no Rio de Janeiro realizada na Casa Brasil.

 

Sobre o Prêmio Jabuti

O mais tradicional e prestigiado prêmio literário do País é uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livro. Desde 1959, é uma distinção que dá à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira, significando ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional. Além de valorizar escritores, o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro.

 

Equipe Casa Brasil