ESFORÇO DE EXPORTAÇÃO E ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS É DESTACADO
Na noite de ontem (10/12), no espaço Casa Bossa, em São Paulo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou o evento Mais Brasil no Mundo, em que homenageou empresas públicas e privadas, entidades setoriais, jornalistas e lideranças em diferentes áreas sociais que fizeram a diferença para a consolidação da cultura exportadora no país.
Além de entidades parceiras que representam importantes segmentos da indústria e da economia brasileira, como CNI, CNA e Sebrae, e Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, bem como o BNDES – todos com forte atuação no apoio ao exportador e à captação de investimentos – a Apex-Brasil também homenageou liderança feminina, Lisiane Kunst Bohnen diretora executiva da Artecola, jovem empreendedor, Paulo Luis Santos CEO da Flux Games, e do segmento de tecnologia assistiva, Carolina Kobylansky da Jumper Wheelchair. Essas três áreas passam a integrar projetos da Agência em 2016.
Também foram homenageadas empresas que mais exportaram nos segmentos micro – Empire Industries, pequena – Galeria Raquel Arnaud, média – Cipatex e grande – Embraer, além de um destaque especial a uma empresa que se tornou referência mundial no tema sustentabilidade, Beraca. Outras duas empresas foram destaque nas categorias Investimentos Produtivo – SAP e Internacionalização – WEG. Uma homenagem especial foi concedida ao Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. Para este momento, representantes de mais de 60 entidades setoriais subiram ao palco do evento junto com Monteiro como forma de reconhecimento à sua liderança no campo do comércio internacional.
Cinco jornalistas também foram convidados pela Apex-Brasil para representar o trabalho da mídia nacional e internacional na divulgação e registro de fatos relevantes das exportações brasileiras, bem como da atração de investimentos estrangeiros: Fernando Exman do Valor Econômico, Sandra Boccia das Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Joe Leahy do Financial Times, Luisa Torre da Gazeta do Espírito Santos, e Raíssa Ebrahim do Jornal do Commercio de PE.
O evento reuniu mais de 250 pessoas e foi conduzido pelo jornalista Rodrigo Bocardi. Representantes de entidades setoriais e órgãos de governo testemunharam histórias sobre as exportações brasileiras e o esforço na captação de investimentos estrangeiros nos relatos de cada empresário, autoridade e jornalistas presentes. O ministro Armando Monteiro ressaltou, em seu discurso, que a Apex-Brasil vem desempenhando muito bem sua missão institucional, em dois pilares do Plano Nacional de Exportações: a promoção e a inteligência comercial.
“Mais do que realizar muitos eventos, é preciso atuar com inteligência, entendendo o cenário do mercado global. Quero desafiar a equipe da Apex-Brasil a realizar muito mais. O Brasil precisa dar um novo status ao comércio internacional”, disse Monteiro, enfatizando que a sociedade necessita entender a importância dessa atividade para a economia nacional.
A Apex-Brasil encerra o ano de 2015 registrando apoio a mais de 12 mil empresas, distribuídas em 84 setores da economia – um crescimento de 14,8% em relação a 2014. “Vamos fechar o ano alcançando um patamar que supera os 50 bilhões de dólares em exportações apoiadas pela Agência, com vendas para mais de 200 mercados ao redor do mundo”, citou o presidente da Agência, David Barioni Neto, em seu discurso. E completou: “Nosso trabalho também não seria possível sem a parceria das entidades, associações e confederações homenageadas. Temos realmente muito a celebrar. Um ano cheio de desafios, mas em que conseguimos contar uma boa história. Uma história de crescimento, de vitórias e conquistas. Todos aqui, de alguma forma, contribuíram para esse sucesso, nos ajudando a colocar mais Brasil no mundo”.