ESPM CONCLUI CAPACITAÇÃO DE EMPRESÁRIOS PARA EXPORTAÇÃO
São Paulo, agosto de 2015 – Atentos à demanda do mercado internacional por meio das experiências obtidas nos projetos setoriais de exportação desenvolvidos em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), representantes da Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (Abba), Associação Brasileira indústria Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos e Ingredientes para Alimentos (Abiepan), Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) e do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) acabaram de concluir o quinto módulo do Programa de Capacitação em Negócios Internacionais-Exportação. Os trabalhos de conclusão serão submetidos a uma banca de avaliação, para debater propostas e conteúdo, até o fim de setembro.
A formação, com forte caráter prático, foi montada pelo curso de Relações Internacionais da ESPM a partir de necessidades identificadas pelos representantes das entidades e ministrado especificamente para elas, a partir de consulta ao mercado vencida pela instituição educacional, uma iniciativa inovadora de qualificação para exportação. Realizado em sete encontros, o programa foi fundamentado na metodologia de aprendizagem ativa e incentivou seus participantes a refletir e elaborar diretrizes estratégicas para temas prioritários às estratégias de internacionalização, tais como: Análise da Empresa/Produto; Promoção Comercial e Eventos Internacionais; Inteligência de Mercado; Negociações Internacionais e Marketing internacional. Todo o seu conteúdo foi direcionado à elaboração de um Plano de Iniciativas Estratégicas à Exportação.
Para Diego Coelho, professor do curso de Relações Internacionais e coordenador da Global Jr. ESPM, esse “formato de curso é fundamental por ser mais dedicado à capacitação do que à formação, considera o empresário um agente ativo do processo, compelindo-o à interação, reflexão, proposição e sustentação de iniciativas e ações”. Fatores que, de acordo com o professor, “só foram possíveis tendo em vista a estreita parceria com as entidades, que permitiu aproximar a realidade de seus associados aos desafios da exportação”. Além dos debates, os participantes do programa receberam atendimentos individuais com consultores da Global Jr. ESPM (empreendimento júnior vinculado à instituição), que os assessoram na formulação de seus planos, da mesma forma que encurtam as distâncias entre o conhecimento acadêmico, as empresas e o mercado internacional.
MAIS SOBRE O CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA ESPM
A diplomacia, atividade antes restrita ao setor público, tornou-se, nos últimos anos, fundamental no mundo dos negócios internacionais. As relações cada vez mais estreitas entre as empresas, ou entre empresas e governos, pedem um profissional capaz de fazer e atrair negócios. Exigem um estrategista preparado para atuar nesse mercado globalizado. E este é um dos diferenciais da ESPM, formar Diplomatas Corporativos, que são profissionais preparados para atuar na diplomacia tradicional e no mundo dos negócios internacionais. O curso de Relações Internacionais da ESPM é o único do mercado brasileiro com ênfase em marketing e negócios.
O curso de Relações Internacionais da ESPM foi criado em 2006 para atender à crescente demanda de empresas globalizadas por profissionais aptos para trabalhar em qualquer parte do mundo, além de preparar um profissional capaz de lidar tanto com variáveis externas quanto internas e com competência para formular estratégias.
Sobre a ESPM
Fundada em 1951 com o nome Escola de Propaganda do MASP e sob o slogan ‘Ensina quem faz’, a ESPM tinha como filosofia, mantida até hoje, reunir profissionais do mercado para ministrar seu curso, associando a prática com a teoria. Em pouco tempo já era reconhecida como uma das principais instituições de ensino do País.
A partir de 1974, deu início à sua expansão, inaugurando a ESPM Rio, no Rio de Janeiro. Em 1978 viriam os cursos de pós-graduação e, em 1985, inaugurou a ESPM Sul, em Porto Alegre. Considerada um centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão, a oferta de novos cursos de graduação era o caminho natural a ser seguido. E desta forma, a ESPM ampliou seu portfólio: Administração (1991); Design (2004); Relações Internacionais (2006); Jornalismo (2011); e Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão (2014), que oferece um currículo de disciplinas pioneiro no Brasil. O início do século XXI também ficou marcado pela introdução dos programas de mestrado e doutorado.
Informações para a imprensa:
SPGA CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO
Fábio Chaves
Tel. (11) 3078-1161
Cel. (11) 9-9616-4456
Nextel (11) 9-4726-1755 *111*116601
Regina Lima
Tel. (11) 3078-1161
Cel. (11) 9-9993-9933
Nextel (11) 9-4726-1757 *111*56330
Gislaine Felipe
Tel. (11) 3078-1161
Cel. (11) 9-5359-1299
Nextel (11) 9-4726-1754 111*116602