ESTUDO: URBANIZAÇÃO E TECNOLOGIA CRIAM NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS



ESTUDO: URBANIZAÇÃO E TECNOLOGIA CRIAM NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

A rápida urbanização em mercados emergentes está criando novas oportunidades para desenvolvimento de tecnologia segundo o estudo Global Overview of Homes da consultoria Euromonitor International

“As regiões recentemente urbanizadas são lucrativas à medida que aspiram preencher as possibilidades que não eram disponíveis anteriormente em áreas rurais menos avançadas. Os produtores de produtos lácteos e de carne na China, as operações de e-commerce da Amazon na Índia e os desenvolvedores urbanos em Londres são apenas alguns exemplos de segmentos que estão aproveitando da urbanização. Esta oportunidade é especialmente relevante nos mercados emergentes com um rápido ritmo de urbanização”, comenta Pavel Marceux, analista da Euromonitor International.

“Apartamentalização” como consequência da urbanização

A urbanização continuará acontecendo até 2030, ano que apresentará nível recorde em termos de número de lares em áreas urbanas, segundo dados da Euromonitor International. Os lares em áreas rurais não estão encolhendo, mas os centros urbanos estão se expandindo a um ritmo muito mais rápido. Fatores como a imigração de pessoas em áreas atingidas pela pobreza, cidades que se expandem para incorporar mais zonas suburbanas e rurais e a criação de vilas e cidades inteiramente novas direcionarão a urbanização. Em 2030, cerca de 5 bilhões de pessoas viverão em 1,7 bilhão de lares em áreas urbanas.

O início da urbanização está criando um boom no número de apartamentos. Países como China, Brasil e Reino Unido verão crescimento dos apartamentos até 2030. Contudo, as casas continuarão a ser o tipo de habitação predominante a nível global. Para cada duas casas, haverá um apartamento. 

“Os apartamentos estão vendo um crescimento mais rápido porque fornecem uma solução para alojar um grande número de pessoas em um espaço urbano limitado. Eles têm a possibilidade de serem muito menores e, portanto, mais baratos, o que gera demanda entre o consumidor urbano que vive sozinho. Os apartamentos oferecem acesso muito mais fácil a serviços públicos e serviços digitais, exigindo menos trabalho do proprietário para cuidar e manter sua propriedade”, comenta Marceaux.

Bens duráveis dos lares: a tecnologia dentro de casa

Os aparelhos básicos, como televisores e fogões, continuarão a ser globalmente os itens mais comuns entre as famílias até 2030. Os maiores saltos de penetração serão vistos nos chamados bens duráveis de luxo, como consoles de videogames, câmeras de vídeo e freezers. A expansão da classe média nos países em desenvolvimento impulsionará a demanda por esses produtos. A queda dos preços de muitos bens duráveis é outro fator que beneficia a venda desses produtos de luxo.

“A acessibilidade e o uso mais amplo da tecnologia estão direcionando a demanda dos lares por mais recursos digitais, incluindo TVs inteligentes, dispositivos que economizem energia, e eletrodomésticos em geral. As famílias estão investindo mais em bens duráveis domésticos, como geladeiras, aparelhos de ar condicionado e micro-ondas, criando oportunidades para que as empresas ofereçam serviços smart e produtos de maior valor agregado nos bens duráveis. O comércio eletrônico e os pagamentos direcionarão essas compras”, finaliza Marceaux.

Para fazer o download o do relatório gratuitamente, acesse: bit.ly/2IkImSk

Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.