EUROMONITOR IDENTIFICA OITO PERFIS DE CONSUMIDORES GLOBALMENTE



EUROMONITOR IDENTIFICA OITO PERFIS DE CONSUMIDORES GLOBALMENTE

Embora muitas empresas identifiquem o seu consumidor alvo por meio de fatores demográficos, poucas concordariam que os consumidores podem ser claramente identificados através da idade, sexo ou renda. Para resolver este problema, a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International por meio da sua pesquisa anual Lifestyle Survey, identificou oito perfis distintos de consumidores, buscando entender a personalidade e hábitos de compra deles, tanto à nível global quanto à nível nacional. 

“Agrupar os consumidores somente por meio de fatores sócio demográficos oferece uma visão limitada sobre suas decisões”, comenta Lisa Holmes, gerente de surveys da Euromonitor International. “Com base em informações sobre o comportamento e características pessoais, as empresas podem pensar de forma criativa sobre clientes e mercados alvos”.

Os oito perfis de consumidores identificados pela Euromonitor International são:

1.    Secure Traditionalist: Representando 20% dos consumidores globalmente, eles ativamente evitam realizar compras e dificilmente irão buscar produtos premium ou de marca. Eles preferem economizar à gastar.
2.    Empowered Activist: Representando 17% dos consumidores globalmente, eles acreditam que podem fazer a diferença por meio de suas ações. Eles se preocupam com questões globais e, consequentemente, buscam produtos de qualidade e duráveis que reduzam o impacto no meio ambiente.
3.    Conservative Homebody: Representando 16% dos consumidores globalmente, eles se preocupam com questões pessoais, como seus lares, familiares e espiritualidade. Embora gostem de realizar compras, não se preocupam muito com sua imagem e nem são materialistas. 
4.    Inspired Adventurer: Representando 13% dos consumidores globalmente, eles gostam de experimentar coisas novas. Possuem interesse em empreendedorismo e morar no exterior. Gostam de antecipar suas compras.
5.    Undaunted Striver: Representando 13% dos consumidores globalmente, são os consumidores engajados com a tecnologia e muito preocupados com sua imagem. Ao realizarem suas compras, se interessam por novidades e frequentemente buscam produtos de marcas e premium.
6.    Cautious Planner: Representando 9% dos consumidores globalmente, eles são cuidadosos com suas finanças e raramente fazem compras impulsivamente. Eles se sentem mais confortáveis com os canais de compra tradicionais e são menos propensos a utilizar cartões de crédito.
7.    Balanced Optimist: Representando 9% dos consumidores globalmente, eles preferem qualidade à quantidade, buscando o melhor custo benefício em suas compras. Colocam muita importância na sua saúde e bem estar. 
8.    Impulsive Spender: Representando 5% dos consumidores globalmente, como o nome sugere, eles frequentemente compram produtos e serviços por impulso. Eles são propensos a proporcionarem a si mesmo pequenas recompensas e preferem viver no momento ao invés de pensar no futuro.
Para mais informações sobre os oito perfis de consumidores, acesse o relatório gratuito da Euromonitor International: 2018 Survey Results: Using the Consumer Types to Understand the Path to Purchase