EVENTO EM LONDRES BUSCA ATRAIR INVESTIMENTOS PARA O BRASIL
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (29/10) o seminário Innovate in Brasil, em Londres, com objetivo de mostrar a empresas europeias o potencial brasileiro para receber centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), David Barioni Neto, deu as boas-vindas aos CEOs participantes e destacou que a Agência é o órgão oficial do governo brasileiro para atração de investimentos.
“Nesse campo, os objetivos da Apex-Brasil são o fomento à inovação; a criação de postos de trabalho e a capacitação da mão de obra; e o adensamento de cadeias de fornecimento, além do crescimento do PIB”, explicou Barioni. “O investimento em inovação é muito importante, pois traz competitividade à indústria brasileira”, destacou.
A abertura do evento foi feita pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro. Ele destacou o desafio de atrair investimentos em inovação.
"Em meio a um ambiente de crescente competição entre os países para atração de centros de pesquisa e desenvolvimento, estamos conscientes de que o maior desafio é continuar a fortalecer o nosso sistema de inovação (…). Estamos confiantes de que a forte presença de empresas internacionais, o tamanho do mercado doméstico, a qualidade das políticas públicas e a constatação de que o país alcançou um grau de maturidade e densidade tecnológica em diversas áreas do conhecimento são aspectos que indiscutivelmente nos conferem vantagem para atrair mais investimentos", afirmou Monteiro.
Entre as principais empresas presentes estavam a BAE Systems, Jaguar Land Rover, Novozymes, Shell, Siemens, BG, Vestas e Fiat Chrysler. O seminário aconteceu no período da manhã e à tarde houve reuniões individuais entre representantes do governo brasileiro e empresários interessados em investir no país.
Dividido em três painéis, o evento abordou as tendências em inovação no mundo, depois foi o momento de o governo apresentar o ecossistema de inovação brasileiro e as características do país. O terceiro painel reuniu casos de sucesso de empresas internacionais que já investem em P&D no Brasil.
O evento faz parte da estratégia de divulgação do programa Innovate in Brasil, iniciativa, promovido pela Apex-Brasil e pelo MDIC, lançado em março deste ano, em Nova York, que tem como objetivo atrair investimentos estrangeiros para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e, com isso, aumentar a competitividade das empresas brasileiras. O seminário, que leva o mesmo nome do programa, foi organizado em parceria com o periódico britânico The Telegraph.
O programa Innovate in Brasil oferece apoio a investidores globais que queiram instalar centros de inovação no Brasil e tem como foco quatro áreas: energias renováveis, tecnologia da informação e comunicação, petróleo e gás e complexo industrial da saúde.