EXPORTAÇÕES DE MEL TIVERAM EM 2014 SEU MELHOR ANO
O Brasil nunca vendeu tanto mel para o exterior como em 2014. Foram exportadas 25.317.263 kg, totalizando US$ 98,576 milhões, informa a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel) . Esse resultado representa um crescimento de 82,13% em valor exportado na comparação com o ano de 2013 e expansão de 56,46% em termos de volume. O desempenho do setor supera com folga o alcançado em 2011, que era considerado até então o melhor ano para as exportações de mel.
De acordo com Flávia Salustiano, gerente executiva da Abemel, esse salto nas vendas ao exterior em 2014 se deve à qualidade do mel brasileiro que, graças às condições de clima, solo, florada e genética das abelhas permitem uma produção livre de resíduos. “O mel brasileiro vem atendendo cada vez mais os padrões de qualidade exigidos pelo mercado internacional, fruto do trabalho que vem sendo realizado com os produtores e entrepostos há alguns anos”, afirma Flávia.
O aumento do preço médio exportado, que passou de US$ 3,34/kg em 2013 para US$ 3,89/kg em 2014, também contribuiu para esses números positivos. A melhora no preço reflete o trabalho de valorização do mel brasileiro no exterior, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com intuito de elevar o valor agregado do produto.
No último mês de 2014, em dezembro, as exportações registraram alta expressiva, de 97,59% em relação a novembro, somando US$ 8.794.439,00. O volume aumentou 91,82%, para 2.125.459 kg. Entre os motivos que explicam esse excelente resultado mensal estão o período de safra no País, o câmbio favorável (em dezembro, a valorização do dólar ante o real atingiu o maior valor em nove anos) , aumento das compras do produto pelo mercado norte-americano.
Os Estados Unidos são o principal mercado para o mel brasileiro. As vendas para aquele país representam 75,45% do total em 2014. Os estados que mais exportam para os EUA são Santa Catarina e São Paulo, com 55,32% deste total, o equivalente a US$ 41 milhões. O segundo destino do mel brasileiro é a Alemanha, seguido por Canadá e Reino Unido.
Imprensa – Abemel