EXPORTADORES USAM REDES SOCIAIS CHINESAS PARA EXPANDIR
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) deu início a uma nova estratégia de atuação junto ao mercado consumidor da China. Antes focando esforços junto às autoridades e às empresas importadoras, a entidade que lidera a cadeia produtora e exportadora da avicultura e da suinocultura do Brasil expandiu suas ações e agora tem como alvo o consumidor chinês.
Para atingir seu alvo, a ABPA, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), está investindo em ações nas redes sociais chinesas WeChat (equivalente ao WhatsApp), Weibo (equivalente ao Twitter) e YouKu (semelhante ao YouTube). Uma agência especializada no mercado da China foi contratada especialmente para a iniciativa.
As marcas Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork – dos projetos setoriais mantidos pela ABPA e pela Apex-Brasil – estarão no centro da ação, que destacará a qualidade dos produtos brasileiros, o status sanitário e o perfil sustentável da produção.
De acordo com o vice-presidente de mercados da ABPA, Ricardo Santin, além de conteúdo exclusivo, vídeos especiais serão disponibilizados aos usuários. Os perfis nas redes também servirão para uma interação direta com o público alvo, especialmente donas de casa e outros perfis de consumidor.
“Já temos um trabalho bastante intensivo nas redes sociais globais, como o Facebook. A China, entretanto, é um mercado especial, com redes próprias e um perfil de ação específico. Lá, nosso grande propósito é desfazer qualquer mito em torno da qualidade dos produtos importados congelados, mostrando que a qualidade é a mesma dos produtos frescos”, explica.
Conforme o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, a ideia é levar ao consumidor informações sobre a qualidade dos produtos, o status sanitário e o perfil sustentável da produção. “Queremos destacar toda a tecnologia empregada em nosso sistema produtivo que é hoje um dos mais avançados do mundo. Além de fortalecer laços, queremos tornar mais sólida, também a confiança de quem adquire o produto na gôndola”, explica Turra.
A China é hoje o segundo maior importador de carne de frango do Brasil, com 424,1 mil toneladas embarcadas entre janeiro e outubro deste ano, o equivalente a 11,7% do total exportado pelo país no período. No setor de suínos, o mercado chinês é o terceiro principal destino, com 75,4 mil toneladas exportadas no mesmo período, volume que representa 12,4% do saldo total brasileiro.
SOBRE A ABPA – A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 10 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.
SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mailIsis.sardella@abpa-br.org.