EXPOSIÇÃO CORES DO BRASIL ABRE AS PORTAS AMANHÃ COM O APOIO DO TEXBRASIL



Com direção criativa de Bruno Basso e Christopher Brooke, a OCA, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, recebe de 3 de julho a 2 de agosto a exposição “Cores do Brasil”. Os designers, pioneiros em estamparia digital no mundo, também estarão amanhã (03/07) na sede da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em São Paulo, para um encontro com a mediação de Chantal Sordi, editora de beleza da Elle Brasil, no qual falarão sobre a exposição. O projeto conta com o apoio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Associação em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

O “Cores do Brasil” tem por objetivo unir responsabilidade social, fotografia, moda, design e tecnologia. Através de oficinas fotográficas e de impressão digital realizadas em instituições culturais e em comunidades nas cidades de Belém, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, sessenta e quatro jovens entre 14 e 26 anos realizaram registros fotógrafos de suas realidades sob orientação do fotógrafo Tuca Vieira, responsável pela curadoria do projeto. As fotos se transformaram em um banco de imagens com mais de 12 mil cenas pouco ou nada conhecidas do Brasil. A dupla Basso & Brooke transformou essas imagens em estampas digitais que podem ser aplicadas nas mais diferentes superfícies, como madeira, tecido, couro e azulejo.

 

Apresentando um trabalho singular, o projeto “Cores do Brasil” compõe uma instalação no último andar da Oca formada por um grande livro pop up de 5 metros de altura, por 10 metros de comprimento, com 7 capítulos, que contam a história de cada estampa desde a primeira imagem até a manipulação no desenvolvimento do processo digital. Os designers também criaram nove looks para a exposição, sendo cinco femininos e quatro masculinos, além de trazer chapéus exclusivos, elaborados pelo designer Stephen Jones. A exposição ainda conta com projeção do making of do projeto, que convida os visitantes a deixarem seu papel contemplativo e descobrirem essas leituras contemporâneas do Brasil. 

 

Imprensa – Texbrasil

www.texbrasil.com.br