FASHION RIO DESTACA BELEZA CARIOCA E RECEBE IMPRENSA INTERNACIONAL



A 25ª edição do Fashion Rio começa nesta terça-feira (8) e, nesta temporada, desembarcam na Marina da Glória 16 jornalistas internacionais a convite do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil) e da Luminosidade. A imprensa estrangeira conta com o editor do jornal Le Figaro (França), Godfrey Deeny, a editora de moda da revista Harper's Bazaar (Argentina), Simona Martinez, a editora do diretório de semanas de moda do WGSN, Katie Sturch, e o redator-chefe da revista Marie Claire (França), Antonio Marcinelli.

 

Também estarão no evento os repórteres dos jornais Milano Finanza (Itália), O Público (Portugal) e Senken (Japão), Francesca Manuzzi, Joana Cardoso e Akiko Ichikawa; das revistas Grazia (Itália) e Glamour (Rússia), Marzia Schiano e Maxim Sapozhnikov, e o colaborador do blog Business of Fashion, Suleman Anaya. Para finalizar, aterrissam na capital carioca equipes do Now Fashion, que realiza transmissão dos desfiles por streaming, e do programa francês da TV 5 Monde, A La vie a La mode.

 

Nesta edição, o evento rende-se às belezas naturais do Rio de Janeiro e chama a atenção de seus visitantes para o tema “Rio, resort tropical, patrimônio mundial, paisagem cultural”, marcando assim a temporada de verão/2015. De volta à Marina da Glória, o Fashion Rio ganhou um deck de 535m² projetado sobre a Baía de Guanabara, que funcionará como área de convivência com vista privilegiada para o Pão de Açúcar e exposição das fotos da série “Floresta da Tijuca”, de Murilo Meirelles. 

 

Pela primeira vez, a Federação da Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) levará ao evento uma verdadeira vitrine da produção contemporânea fluminense, com uma exposição de 30 peças de marcas locais. O “Coletivo Rio”, nome dado ao espaço, foi pensado para evidenciar as criações, além de reunir empresários, compradores, lojistas, stylists, entre outros, contribuindo para a troca de informações entre profissionais da indústria têxtil. Com esta iniciativa, pretende estimular novos negócios em um desdobramento das conexões que começam na semana de moda.

 

Imprensa – Texbrasil