FEIRA CALÇADISTA NA ITÁLIA DEVE GERAR US$ 26 MILHÕES



As marcas de calçados brasileiras comemoram mais uma exitosa participação na feira de calçados Expo Riva Schuh, em Riva Del Garda, na Itália. A participação das 41 marcas nacionais na mostra realizada entre 11 e 14 de junho, foi proporcionada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Korndorfer Scheffel destaca que a participação nacional vem em crescimento na feira italiana. Em junho do ano passado, 23 marcas participaram, sendo que a expectativa de negócios era de US$ 17 milhões nos meses subsequentes à feira. Neste ano, as 41 marcas totalizam estimativas de US$ 26 milhões em negócios alinhavados no evento.

 

“Somente na feira, foram comercializados mais de 100 mil pares por US$ 2 milhões. Mas o grande volume de vendas ocorre mesmo com os negócios alinhavados”, avalia Ruísa. Segundo a analista, importadores de quase 70 países visitaram as marcas brasileiras, com destaque para Itália, Rússia, Inglaterra, Portugal, Polônia e Israel. O relatório da Abicalçados aponta, ainda, que foram mais de 600 contatos com importadores, sendo quase metade deles de novos e potenciais clientes.

 

Para Ruísa, o fato de o dólar estar valorizado, aliado à qualidade das coleções apresentadas, garantiu o sucesso das marcas nacionais. “Apesar de notar-se uma diminuição na visitação do evento, percebe-se que os compradores que vieram tinham intenção de compra ou negócios futuros, estavam focados”, destaca.

 

Avaliações

Estreando na Expo Riva Schuch, a Azaleia busca uma retomada nas exportações da empresa. Para Evandro Paulo Weyermuller, a participação superou as expectativas. “Tivemos ótimos contatos. Para a Azaleia, que aos poucos está voltando a atuar no mercado externo, o timing da feira é correto para encontrar distribuidores e desenvolver os produtos de acordo com a aceitação do mercado”, avalia. Weyermuller conta que os contatos realizados foram de acordo com o perfil da empresa, que é de grande volume.

 

Para Leonardo Sauter, representante da Werner, houve um incremento de pedidos na relação com a feira do ano passado, apesar de uma visitação menor. “Parece que os clientes estão mais cautelosos em relação à assertividade das compras, avaliando muito mais a negociação para ter certeza de que está comprando o que, de fato, terá aderência no varejo”, comenta, acrescentando que, nesta edição, a marca abriu um novo cliente na Irlanda.  

 

O dólar foi um fator diferencial de sucesso para o diretor da Andacco. Segundo Benevenuto Arantes, a mostra trouxe clientes de alta qualidade e focados em negócios, já que a moeda norte-americana em alta deixou o produto brasileiro mais competitivo.

 

A consultora comercial internacional da Klin, Silvana Silveira ressalta que o Brasil parece ter entrado, novamente, no radar do mercado internacional. Para ela, o preço mais competitivo aliado à qualidade do produto foram determinantes para o sucesso da feira de calçados italiana. “Foi a melhor edição de verão que participamos”, comemora Silvana.

 

Expo Riva

A Expo Riva Schuh recebeu 1,3 mil marcas expositoras provenientes de 40 países e mais de 12 mil visitantes de 100 países. Participaram da Expo Riva Schuh as marcas Bibi, Klin, Werner, Andacco, Carrano, Madeira Brasil, Piccadilly, Lilybi, Pegada, Cecconello, Vizzano, Beira Rio, Moleca, Molekinha, Modare, Capodarte, Dumond, Usaflex, Tabita, Pampili, Cravo & Canela, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Sollu, Stéphanie Classic, Sauter, Kidy, Capelli Rossi, Indiana, Azaleia, Dijean, Opanka, Boaonda, Cherry by Boaonda, Lais Romani, Suzana Santos, Renata Mello, e Art's Brasil.

 

A próxima Expo Riva Schuh, que apresentará as coleções de outono-inverno, acontecerá entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2017.