FEIRA DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL DE BOLONHA DEVE GERAR CERCA DE US$ 340 MIL EM VENDAS



FEIRA DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL DE BOLONHA DEVE GERAR CERCA DE US$ 340 MIL EM VENDAS

O segmento de livros infanto-juvenis é um dos pilares da produção editorial nacional. A maioria das editoras que trabalha com CYA (Children and Young Adults) tem a preocupação de adequar os conteúdos ao mercado internacional, ganhando cada vez mais visibilidade e força no exterior. 

Esses esforços fazem do Brasil um dos destaques na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, que acontece de 26 a 29 de março.  O estande coletivo brasileiro contará com a participação de 17 editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers (BP), projeto de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, uma parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Para este ano, a expectativa de negócios é em torno de 340 mil dólares em exportações de direitos autorais e livros físicos realizados durante o evento e previstos para os próximos 12 meses. 

“Sabemos que a literatura infanto-juvenil brasileira é conhecida internacionalmente, pois há autores e ilustradores publicados em vários países há alguns anos. Mas podemos ampliar cada vez mais essa visibilidade. Estamos na maior feira mundial do livro infanto-juvenil e estão aqui mais de 100 países abertos para conhecer novas obras e novos autores”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da CBL. 

Além disso, as empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers participarão de dois matchmakings; um deles com países da América Latina e o outro com países dos Emirados Árabes, dando prosseguimento às ações de aproximação entre o Brasil e o Mundo Árabe, com vistas à homenagem ao Emirado Árabe de Sharjah na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

“A participação dos editores do Brazilian Publishers em eventos internacionais é fundamental para o fortalecimento do mercado editorial Brasileiro como um todo. Nós somos uma das vitrines nacionais da economia criativa nacional”, diz Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro. 

O estande coletivo também contará com uma área reservada para exposição de livros vencedores do Prêmio Jabuti de 2017. 

Conheça as editoras que irão à Feira de Bolonha 2018: Girassol Brasil, Editora Bom Jesus, FTD Educação, Melhoramentos, Editora do Brasil, Todolivro, Editora Projeto, Carochinha, DSOP Financial Education, SESI-SP Editora, Pallas Editora, Grupo Companhia das Letras, Callis Editora, Cortez Editora, Editora IMEPH, Cria Editora e Trilha Editora. Confira os livros das editoras no catálogo.

Sobre a CBL 
Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade. A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais. Em 2016 a entidade completou 70 anos.

Sobre o Brazilian Publishers 
Brazilian Publishers (BP) é um projeto setorial de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, que resulta de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado em 2008, o BP tem como objetivo alavancar a participação global do conteúdo editorial brasileiro. O projeto viabiliza a participação das editoras brasileiras nas principais feiras literárias mundiais, a capacitação do mercado editorial brasileiro e o relacionamento entre seus associados e possíveis compradores, visando ampliar a presença de nossa produção editorial no exterior e fomentar a internacionalização da indústria e do mercado nacional do livro.