FEIRA DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL DE BOLONHA SUPERA AS EXPECTATIVAS EM NEGÓCIOS REALIZADOS



FEIRA DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL DE BOLONHA SUPERA AS EXPECTATIVAS EM NEGÓCIOS REALIZADOS

A tradicional Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que aconteceu de 26 a 29 de março, movimentou cerca de US$ 400 mil em exportações realizadas pelas 17 editoras brasileiras participantes do evento. O número, que superou a estimativa inicial de US$ 340 mil, corresponde aos negócios fechados e à expectativa para os próximos 12 meses.

A participação do Brasil aconteceu por meio do projeto Brazilian Publishers, uma parceria da CBL com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O objetivo do Brazilian Publishers é fomentar negócios internacionais da indústria editorial brasileira, levando editoras, autores e livros brasileiros ao exterior.

Além disso, o estande brasileiro proporcionou às editoras toda a infraestrutura necessária para impulsionar suas exportações. Com um espaço dedicado para reuniões, displays customizados para a exibição de títulos e uma exposição exclusiva de livros ganhadores do Prêmio Jabuti, a mais importante premiação do livro brasileiro, promovida pela CBL.

“Nosso resultado esse ano superou as expectativas. A presença do Brasil tem se consolidado a cada ano e isso reflete positivamente em nossos negócios”, destaca Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de Relações Internacionais da CBL.

Além de dois matchmakings com América Latina e Emirados Árabes, foram realizadas cerca de 360 reuniões pelos editores brasileiros. Também fizeram contatos com 23 países em diferentes atividades durante todo o evento. 

Conheça as editoras que participaram da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha 2018: Girassol Brasil, Editora Bom Jesus, FTD Educação, Melhoramentos, Editora do Brasil, Todolivro, Editora Projeto, Carochinha, DSOP Financial Education, SESI-SP Editora, Pallas Editora, Grupo Companhia das Letras, Callis Editora, Cortez Editora, Editora IMEPH, Cria Editora e Trilha Editora. Confira os livros das editoras no catálogo.
                                     
Sobre a CBL 
Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade. A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais. Em 2016 a entidade completou 70 anos.

Sobre o Brazilian Publishers 
Brazilian Publishers (BP) é um projeto setorial de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, que resulta de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado em 2008, o BP tem como objetivo alavancar a participação global do conteúdo editorial brasileiro. O projeto viabiliza a participação das editoras brasileiras nas principais feiras literárias mundiais, a capacitação do mercado editorial brasileiro e o relacionamento entre seus associados e possíveis compradores, visando ampliar a presença de nossa produção editorial no exterior e fomentar a internacionalização da indústria e do mercado nacional do livro.