FEIRA EM LAS VEGAS DEVE GERAR US$ 11 MI PARA CALÇADISTAS
A participação de 29 marcas nacionais na feira calçadista FN Platform, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de agosto, em Las Vegas, Estados Unidos, deve gerar US$ 10,8 milhões para os brasileiros. A mostra norte-americana, que contou com cerca de 1,6 mil marcas de 20 países, teve a participação verde-amarela viabilizada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto Export Thinking.
Conforme relatório da Abicalçados, in loco, foram 630 contatos, mais da metade deles com novos compradores de 40 países. “Os negócios imediatos ficaram na ordem de US$ 1,3 milhão, porém a expectativa com os negócios alinhavados durante o evento ficou em US$ 10,8 milhões, resultado expressivo e que demonstra a consolidação das marcas no mercado estadunidense”, avalia a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel. Segundo ela, a avaliação das marcas foi satisfatória, principalmente para as empresas que já trabalham com a plataforma comercial. “A feira vem crescendo gradativamente e cada vez mais trazendo tanto expositores quanto compradores internacionais. É uma feira importante para consolidar a marca nos Estados Unidos e se posicionar no mercado”, explica a analista.
Expositores
Participando pela quarta vez da FN Platform, a Ferracini registrou excelentes resultados nesta edição. "A cada edição nossa marca fica mais forte no mercado. Essa foi a melhor participação de todas as quatro, pois percebemos compradores mais focados e uma visitação mais eficiente”, comemora Valessa Lourenço, responsável pelo departamento de exportação da empresa.
Para João Conrado, gerente de exportação da marca Anatomic & Co, a visitação foi satisfatória. “A participação foi muito importante para fechar negócios com clientes que já estávamos em contato há anos”, conta.
Já no segmento feminino, Jadir Begonsi, gerente de exportação da Paquetá ressalta que a mostra foi “muito positiva”. “A feira é boa para os Estados Unidos, mas também é uma ótima plataforma para fazer negócios com países da América Central", complementa.
Também colhendo resultados altamente positivos, a Carrano volta ao Brasil satisfeita com a feira. A marca está se consolidando no mercado e a cada edição fortalecendo-se mais junto a grandes redes de lojas do mercado norte-americano. "Os resultados superaram os da última edição, que já haviam sido bastante satisfatórios", comenta Fernando Galhego, gerente de exportação da empresa.
Estreando
Entre as empresas brasileiras estreantes na feira norte-americana, a Steps On Green, da designer Teresa Gureg, foi eficiente na participação, que auxiliou a marca no encontro de canais corretos para o produto nos Estados Unidos. “Além disso, durante o evento foi possível identificar estratégias a serem tomadas daqui pra frente para fortalecer o produto no mercado”, avalia Teresa.
Outra estreante foi a marca Malu Super Comfort, que saiu da sua primeira edição com bons resultados. Nathália Schneider, gerente de exportação da marca, comenta que os contatos tiveram bastante potencial.
Seminário
Conforme estratégia de inserção com qualificação nos mercados-alvo, o Brazilian Footwear promoveu um seminário preparatório para as marcas participantes um dia antes do início da feira. No encontro, a executiva da Pan Communications, Lauren Kaufman, realizou uma apresentação sobre o relacionamento mais adequado com os formadores de opinião estadunidenses com o objetivo de promoção das marcas. A segunda apresentação ficou a cargo do gerente de operações da Apex-Brasil em Miami, Fernando Spohr, que focou nos serviços que a agência proporciona nos Estados Unidos.
Apresentaram suas coleções de primavera-verão 2016, as marcas Rider, Grendha, Zaxy, Ipanema, Anatomic & Co, Moema, Schutz, Pampili, Boaonda, Sapatoterapia, Amazonas Sandals, Stéphanie Classic, Carrano, Ferracini, Dumond, Lilly’s Closet, Capodarte, Pimpolho, West Coast, Cravo & Canela, Malu Super Comfort, Território Nacional, Raphaella Booz, Steps on Green, Sollu, Usaflex, Pegada, Suzana Santos e Renata Mello.